Resumo |
Locavorismo é um movimento e estilo de vida que promove o consumo de alimentos produzidos localmente. Os adeptos do locavorismo procuram adquirir alimentos de produtores e agricultores próximos, geralmente dentro de uma determinada região geográfica ou comunidade. Dessa forma, pretende-se contribuir para a compreensão dos consumidores em relação ao Locavorismo e dos os elementos considerados pelas pessoas no processo de decisão de compra. Nesse sentido o objetivo desse artigo é verificar a validade da Teoria do Comportamento Planejado Decomposto (TCPD) para explicar a intenção comportamental e comportamento dos consumidores em relação ao consumo de alimento local. A pesquisa se caracteriza como quantitativa descrita. A coleta de dados foi por meio da aplicação de questionário online com as questões do perfil dos participantes e das escalas referentes aos constructos da da TCPD, e se deu por envio do link a grupos de Whatsapp de produtores locais na cidade de Rio Paranaíba-MG, nas redes sociais de feiras de produtores locais de alimento e nas redes sociais dos pesquisadores. A amostra final da pesquisa foi de 288 participantes, sendo que 44,10% eram da cidade de Rio Paranaíba e 17,40% de Viçosa. Para testar as hipóteses de pesquisa e validar o modelo da TCPD foi utilizada a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE) com base nas proposições de Hair Junior et al (2009). A partir dos resultados encontrados pode-se concluir que o Locavorismo sofre influência das Atitudes dos consumidores em relação ao consumo de alimento local e, principalmente, do Controle Comportamental Percebido. Dessa forma, quanto mais positiva a atitude das pessoas em relação ao consumo de alimento local e quanto maior a percepção das facilidades de acesso e as habilidades de uso deste tipo de alimento, maior será a intenção de compra e de consumo de alimentos produzidos localmente. Sob a ótica acadêmica esta pesquisa auxilia no desenvolvimento teórico sobre o tema, preenchendo a lacuna referente ao comportamento do consumidor em relação ao locavorismo. Está pesquisa tem também implicações para os produtores de alimento local que podem buscar formas de melhorar a Atitude das pessoas em relação ao consumo de alimento local. Além disso, podem usar de estratégias para facilitar aos consumidores o acesso a esse tipo de produto como vender em feiras livres, realizar entregas a domicílio e venda por meio das redes sociais e grupos de aplicativos de mensagens. |