ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Ensino médio |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Química Orgânica |
Setor | Colégio de Aplicação - Coluni |
Bolsa | PIBIC Ensino Médio |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CNPq |
Primeiro autor | PEDRO HENRIQUE FONTES LOPES |
Orientador | ADENILSON ABRANCHES MONTEIRO |
Título | Estudo das funções orgânicas nitrogenadas por meio de modelos alternativos com embalagens de leites fermentados |
Resumo | Frente às dificuldades enfrentadas no aprendizado da Química Orgânica no Ensino Médio, devido aos inúmeros compostos e aplicações que a constituem, tendo em vista as diferentes realidades sociais dos alunos, se faz necessária a adoção de métodos que ilustram as formas tridimensionais das moléculas em sala de aula. O projeto propõe uma releitura do estudo desse conteúdo, através de modelos alternativos construídos a partir de embalagens de leite fermentado (tipo Yakult) que simulam as funções orgânicas nitrogenadas. Os modelos químicos se mostram facilmente replicáveis, sendo necessário materiais de fácil acesso e baixo custo, além de ser possível a reciclagem de embalagens descartáveis para constituí-los, tornando acessível o presente trabalho. Além disso, espera-se fomentar maior interatividade dos estudantes, à medida que podem manipular e montar as moléculas, desenvolvendo entre si o lado interpessoal, de forma a converter um ambiente extenuante em uma aula leve, proporcionando uma elevação no rendimento escolar. A hibridização é um conceito importante na química, que se consiste na reorganização dos orbitais atômicos em um átomo durante a formação de ligações químicas. Para entender a geometria das moléculas, considera-se que os orbitais atômicos se misturam para formar novos orbitais, chamados orbitais híbridos. O estudo da hibridização do nitrogênio, descrito nas formas sp, sp² e sp³ é primário no aprendizado. Entretanto, são muitos os entraves ligados à assimilação desse conteúdo, prejudicando, assim, o posterior entendimento das ligações do nitrogênio e carbono. Os desafios comumente estão relacionados às dificuldades de visualizar corretamente as formas geométricas espaciais, especialmente quando representadas em um quadro plano – comum à maioria dos ambientes escolares. Assim, foram confeccionados modelos a partir de moléculas das funções nitrogenadas amina, amida e nitrila. Na primeira etapa de construção, foram elaboradas as estruturas dos orbitais atômicos do carbono e do nitrogênio sp³, sp² e sp. Nos representativos da hibridização sp³, colocaram-se quatro embalagens de leite fermentado para simular a estrutura tetraédrica característica, com espaçamento entre si próximo ao real, ou seja, 109°28’. Além disso, os orbitais atômicos do nitrogênio foram fixadas com cola quente e 2 pequenas esferas de isopor para representar o par de elétrons. O hidrogênio foi representado com uma esfera de isopor com 4 cm de diâmetro. Os orbitais sp² e sp foram feitos seguindo o mesmo processo, se diferenciando quanto à geometria trigonal plana e linear, respectivamente - e à utilização de um número maior de embalagens. Portanto, a criação de formas tangíveis, simples, que atendam às noções de bioética e estimulem uma educação ecológica e sustentável e, principalmente, facilitem o aprendizado, é imprescindível. Por fim, a descrição das etapas que levaram à elaboração dos modelos pode ser usada como manual para livre replicação e distribuição. |
Palavras-chave | Hibridação, química orgânica, funções nitrogenadas. |
Forma de apresentação..... | Painel |
Link para apresentação | Painel |
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