"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18420

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Química Orgânica
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor PEDRO HENRIQUE FONTES LOPES
Orientador ADENILSON ABRANCHES MONTEIRO
Título Estudo das funções orgânicas nitrogenadas por meio de modelos alternativos com embalagens de leites fermentados
Resumo Frente às dificuldades enfrentadas no aprendizado da Química Orgânica no Ensino Médio, devido aos inúmeros compostos e aplicações que a constituem, tendo em vista as diferentes realidades sociais dos alunos, se faz necessária a adoção de métodos que ilustram as formas tridimensionais das moléculas em sala de aula. O projeto propõe uma releitura do estudo desse conteúdo, através de modelos alternativos construídos a partir de embalagens de leite fermentado (tipo Yakult) que simulam as funções orgânicas nitrogenadas. Os modelos químicos se mostram facilmente replicáveis, sendo necessário materiais de fácil acesso e baixo custo, além de ser possível a reciclagem de embalagens descartáveis para constituí-los, tornando acessível o presente trabalho. Além disso, espera-se fomentar maior interatividade dos estudantes, à medida que podem manipular e montar as moléculas, desenvolvendo entre si o lado interpessoal, de forma a converter um ambiente extenuante em uma aula leve, proporcionando uma elevação no rendimento escolar. A hibridização é um conceito importante na química, que se consiste na reorganização dos orbitais atômicos em um átomo durante a formação de ligações químicas. Para entender a geometria das moléculas, considera-se que os orbitais atômicos se misturam para formar novos orbitais, chamados orbitais híbridos. O estudo da hibridização do nitrogênio, descrito nas formas sp, sp² e sp³ é primário no aprendizado. Entretanto, são muitos os entraves ligados à assimilação desse conteúdo, prejudicando, assim, o posterior entendimento das ligações do nitrogênio e carbono. Os desafios comumente estão relacionados às dificuldades de visualizar corretamente as formas geométricas espaciais, especialmente quando representadas em um quadro plano – comum à maioria dos ambientes escolares.
Assim, foram confeccionados modelos a partir de moléculas das funções nitrogenadas amina, amida e nitrila.
Na primeira etapa de construção, foram elaboradas as estruturas dos orbitais atômicos do carbono e do nitrogênio sp³, sp² e sp. Nos representativos da hibridização sp³, colocaram-se quatro embalagens de leite fermentado para simular a estrutura tetraédrica característica, com espaçamento entre si próximo ao real, ou seja, 109°28’. Além disso, os orbitais atômicos do nitrogênio foram fixadas com cola quente e 2 pequenas esferas de isopor para representar o par de elétrons. O hidrogênio foi representado com uma esfera de isopor com 4 cm de diâmetro. Os orbitais sp² e sp foram feitos seguindo o mesmo processo, se diferenciando quanto à geometria trigonal plana e linear, respectivamente - e à utilização de um número maior de embalagens.
Portanto, a criação de formas tangíveis, simples, que atendam às noções de bioética e estimulem uma educação ecológica e sustentável e, principalmente, facilitem o aprendizado, é imprescindível.
Por fim, a descrição das etapas que levaram à elaboração dos modelos pode ser usada como manual para livre replicação e distribuição.
Palavras-chave Hibridação, química orgânica, funções nitrogenadas.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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