Resumo |
A aplicação dos entendimentos de clima e sua integração com as pessoas é trabalhada tirando partido ou evitando os efeitos das variáveis climáticas no ensino de projeto bioclimático. Para isso, faz-se necessária a constante adaptação e incorporação de novas ferramentas e tecnologias, além de contar com a comunicação espacial para proporcionar um entendimento do desempenho do objeto arquitetônico. Entendendo que a arquitetura é um campo do conhecimento que se vale de múltiplas outras áreas, oferecendo assim grande potencial para trabalhos interdisciplinares, uma ferramenta interativa poderia responder a uma demanda por melhor aproveitamento do tempo de sala de aula, bem como a inserção de tecnologia para o desenvolvimento da comunicação do projeto. Assim, o presente trabalho se propõe a descrever o processo de construção das bases de uma ferramenta didática para o ensino de projeto bioclimático, utilizando a realidade aumentada para promover essa comunicação. O método utilizado é um relato da organização de uma ferramenta com caráter de catálogo de estratégias ou conceitos de projeto bioclimático na forma de jogo de cartas, viabilizado por um código aberto disponível em um repositório do GitHUB, a partir da adaptação de bibliotecas que permitem visualizar objetos tridimensionais em realidade aumentada direto de um navegador e compatível com arquivos exportados pela maioria dos softwares de modelagem 3D. Algumas dessas adaptações permitiram usar um código QR como referência para a interface digital, e fazendo com que cumpra duas funções: conter o endereço do modelo tridimensional a ser exibido e posicionar este modelo em realidade aumentada. Para o formato físico da ferramenta, optou-se pelas dimensões de um baralho comum contendo elementos a serem entendidos individualmente, como estratégias de projeto e trajetória solar, e também uma peça maior, com papel de tabuleiro, de forma a criar uma relação entre os elementos individuais, tais como a definição de um clima específico ou um tabuleiro prevendo a inserção de maquete física para análise em realidade aumentada. Espera-se que este trabalho contribua em auxiliar diretamente a formação inicial de arquitetos, fomentar a utilização dessa tecnologia por docentes nas diferentes áreas do campo da arquitetura, trazer a tecnologia para intensificar as trocas entre professores e estudantes, integrando a transdisciplinaridade e conectividade na prática e ensino de arquitetura. Algumas limitações são destacadas, como o carregamento e visualização de um modelo por vez, com manipulação apenas de seu posicionamento e rotação, porém a proposta tem potencial para futura expansão. |