"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18418

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Arquitetura e urbanismo
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Túlio Resende Alcântara Fernandes
Orientador CLARISSA FERREIRA ALBRECHT
Título Proposta de uma ferramenta de realidade aumentada para o ensino de projeto bioclimático
Resumo A aplicação dos entendimentos de clima e sua integração com as pessoas é trabalhada tirando partido ou evitando os efeitos das variáveis climáticas no ensino de projeto bioclimático. Para isso, faz-se necessária a constante adaptação e incorporação de novas ferramentas e tecnologias, além de contar com a comunicação espacial para proporcionar um entendimento do desempenho do objeto arquitetônico. Entendendo que a arquitetura é um campo do conhecimento que se vale de múltiplas outras áreas, oferecendo assim grande potencial para trabalhos interdisciplinares, uma ferramenta interativa poderia responder a uma demanda por melhor aproveitamento do tempo de sala de aula, bem como a inserção de tecnologia para o desenvolvimento da comunicação do projeto. Assim, o presente trabalho se propõe a descrever o processo de construção das bases de uma ferramenta didática para o ensino de projeto bioclimático, utilizando a realidade aumentada para promover essa comunicação. O método utilizado é um relato da organização de uma ferramenta com caráter de catálogo de estratégias ou conceitos de projeto bioclimático na forma de jogo de cartas, viabilizado por um código aberto disponível em um repositório do GitHUB, a partir da adaptação de bibliotecas que permitem visualizar objetos tridimensionais em realidade aumentada direto de um navegador e compatível com arquivos exportados pela maioria dos softwares de modelagem 3D. Algumas dessas adaptações permitiram usar um código QR como referência para a interface digital, e fazendo com que cumpra duas funções: conter o endereço do modelo tridimensional a ser exibido e posicionar este modelo em realidade aumentada. Para o formato físico da ferramenta, optou-se pelas dimensões de um baralho comum contendo elementos a serem entendidos individualmente, como estratégias de projeto e trajetória solar, e também uma peça maior, com papel de tabuleiro, de forma a criar uma relação entre os elementos individuais, tais como a definição de um clima específico ou um tabuleiro prevendo a inserção de maquete física para análise em realidade aumentada. Espera-se que este trabalho contribua em auxiliar diretamente a formação inicial de arquitetos, fomentar a utilização dessa tecnologia por docentes nas diferentes áreas do campo da arquitetura, trazer a tecnologia para intensificar as trocas entre professores e estudantes, integrando a transdisciplinaridade e conectividade na prática e ensino de arquitetura. Algumas limitações são destacadas, como o carregamento e visualização de um modelo por vez, com manipulação apenas de seu posicionamento e rotação, porém a proposta tem potencial para futura expansão.
Palavras-chave ferramenta de ensino, projeto bioclimático, realidade aumentada
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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