"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18404

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Júlia Azevedo Longo
Orientador FERNANDA MARIA COUTINHO DE ANDRADE
Outros membros Alice Cristina de Sampaio e Silva, Camila Gargano, Mariana Carvalho de Paula, THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ
Título Encontro de saberes e Acervo Biocultural na formação de professoras e professores na UFV: a educação popular e a interculturalidade como caminho.
Resumo Dialogar sobre a vida através da escuta das/os mestras/es dos saberes tradicionais, em diálogo com a ciência e a formação de professores, tendo como referência a educação popular, é de extrema importância - ainda mais dentro do campo educacional - para construção do ensino mais igualitário. Com iniciativa do Grupo Entre Folhas em 2021, iniciou a construção coletiva do Acervo Biocultural junto às/aos mestras/es de comunidades e grupos tradicionais. O espaço físico do Acervo é estruturado para receber visitantes e tornar-se um espaço consolidado de formação em educação intercultural. O projeto teve por objetivo analisar como a temática da diversidade biocultural é tratada nos cursos de licenciatura da UFV e entender as contribuições do Acervo Biocultural na formação de professores. Sendo assim, a pesquisa se faz importante ao identificar como se dá a formação de futuros professores à uma educação intercultural. As metodologias foram: 1)Pesquisa Documental, usando como fonte a matriz curricular e o programa analítico das disciplinas de todos os cursos de licenciatura da UFV; 2)Análise de Conteúdo das informações provenientes do questionário digital enviado aos estudantes do último período dos cursos de licenciatura da UFV, a fim de identificar sua caminhada pessoal e de formação dentro da Universidade; e das informações resgatadas pelo formulário de avaliação do Acervo como espaço educativo, aplicado aos licenciandos, que foram convidados previamente a visitarem este local. Além disso, foi realizada a relatoria das reuniões mediadas do Acervo Biocultural. Foram analisados 16 cursos de licenciatura, identificando nas matrizes curriculares que a temática da diversidade biocultural e abordagens correlatas estão presentes, principalmente, dentre as disciplinas optativas. Referente às obrigatórias, 10 cursos apresentam esta temática, sendo destaque a Licenciatura em Educação do Campo. Os outros 6 cursos não apresentam tal abordagem, como os cursos de Física e Química noturno, o que dificulta a pluralidade na formação desses futuros professores, desfavorecendo o olhar mais inclusivo e sensível para o processo de ensino e aprendizagem. As poucas visitas ao espaço físico do Acervo (2 respostas ao formulário) e a não adesão aos questionários (5 respostas), permite inferir sobre a não abertura desses estudantes para esta formação plural. Avalia-se o potencial do Acervo como espaço educativo, com abordagem de diversas temáticas interculturais e de diálogo e acolhimento de demandas comunitárias para construção de Protocolos Bioculturais, sempre respeitando as comunidades tradicionais e as vivências dos indivíduos, além da participação de professores, licenciandos, mestras/es e representantes de grupos tradicionais (educadores populares). Ao final, sabe-se que esta pesquisa deve ter continuidade pois há expectativa de contribuir para uma educação mais inclusiva e popular, ampliando o campo de formação de professores/as.
Palavras-chave Formação de professores, Educação intercultural, Acervo Biocultural
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,63 segundos.