"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18388

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Vitória Rufino Gomes
Orientador SIMONE MARTINS
Outros membros ANDREIA QUEIROZ RIBEIRO, ROSANA APARECIDA PIMENTA, Stefânia Vaccaro, TAINA RODRIGUES GOMIDE SOUZA PINTO
Título Idadismo Não - Práticas lúdicas para ressignificação da velhice em escolas
Resumo A população idosa está crescendo em todo o mundo, e o Brasil não é exceção. Esse envelhecimento populacional apresenta desafios econômicos, políticos e sociais, incluindo o preconceito contra os idosos, conhecido como idadismo. Para enfrentar essa questão, as universidades podem desempenhar um papel importante por meio de projetos de extensão e produção de conhecimento científico, colaborando para a qualidade de vida e solidariedade entre as gerações. O projeto "IDADISMO NÃO" busca desenvolver metodologias inclusivas em parceria com escolas, utilizando materiais orientadores e lúdicos produzidos pela UFV. O objetivo é transferir e gerar novos conhecimentos, assim como contribuir para a ressignificação da velhice e o combate ao idadismo em escolas de Viçosa, MG. Dentre as ações do projeto estão: 1) realizar uma roda de conversa com educadores e gestores escolares para estabelecer diretrizes de trabalho. 2) capacitar estudantes da UFV para que adquiram conhecimento sobre o processo de envelhecimento, direitos e política da pessoa idosa, capacitando-os também como multiplicadores para transferir conhecimentos científicos e aplicar práticas lúdicas nas escolas. 3) desenvolver metodologias que valorizem a velhice e facilitem a transferência de conhecimentos gerados nas capacitações anteriores. 4) promover a valorização do envelhecimento como parte natural da vida, valorizando a troca de saberes entre os participantes 5) promover a troca de saberes e experiências entre os educadores, gestores escolares, estudantes da Universidade Federal de Viçosa e estudantes de ensino fundamental e médio, sendo estes últimos receptores das metodologias a serem desenvolvidas. Já conseguimos alcançar a inserção nas escolas de Viçosa através do vínculo estabelecido com os residentes do curso de dança, grandes participantes do projeto. No momento, estamos trabalhando na nivelação do conhecimento dos estudantes através de um minicurso híbrido, com materiais para leitura e encontros presenciais ou via google meet com especialistas da área. Esperamos ao longo das atividades alcançar vários impactos sociais significativos, como a inserção do enfrentamento do idadismo, uma das principais pautas do Plano de Ação Global da década do Envelhecimento Saudável, nas práticas educacionais do município de Viçosa, MG. Espera-se que os professores e gestores das escolas de ensino fundamental e médio adotem metodologias e práticas lúdicas para combater o idadismo e ressignificar a velhice, tanto em redes públicas como privadas. Além disso, o projeto promoverá a difusão do conhecimento científico por meio da integração com pesquisa e ações formativas, gerando novos conhecimentos. Por fim, espera-se que os estudantes universitários envolvidos no projeto, possam atuar como multiplicadores do conhecimento dos direitos das pessoas idosas e do processo de envelhecimento, contribuindo para a ressignificação da velhice, o enfrentamento do idadismo e a solidariedade intergeracional.
Palavras-chave idadismo, solidariedade intergeracional, ressignificação da velhice
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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