"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18372

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciência da computação
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Campus Florestal
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Júlia Lima SIlva
Orientador ADRIANA VENTOLA MARRA
Outros membros Ana Clara Araujo de Souza, Thales de Souza Magalhães
Título O estresse percebido nos discentes da ciência da computação da Universidade Federal de Viçosa Campus Florestal
Resumo Quando o aluno ingressa no curso superior, ele pode enfrentar diversos desafios em um processo de adaptação. Tais desafios dependem de como o estudante lida com a universidade, de suas habilidades interpessoais, do suporte familiar, do seu envolvimento com a graduação escolhida, dentre outros aspectos (MATTA; LEBRÃO; HELENO, 2017). Quando essa adaptação é difícil, o estudante pode ter estresse. Este processo de adaptação recebe o nome de vivências acadêmicas e envolve cinco dimensões: pessoal, interpessoal, carreira, estudo e institucional (ALMEIDA; SOARES; FERREIRA, 2002). Discentes que conseguem passar melhor por esse processo de adaptação apresentam menores níveis de estresse (SOUZA; MURGO; BARROS, 2021). A partir deste contexto, este estudo teve como objetivo analisar as vivências acadêmicas e o nível de estresse dos estudantes do curso de ciência da computação da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal (UFV-CAF). Para tal foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram coletados aplicando o Questionário de Vivências Acadêmicas – versão reduzida (QVA-r) e a Escala de Estresse Percebido – Versão Reduzida (PSS-10) para 56 estudantes da ciência da computação, bem como realizando entrevistas em profundidade com três destes estudantes. Os dados foram analisados por estatística descritiva e análise de conteúdo. Em 2022, ano da coleta de dados, o curso de ciência da computação da UFV-CAF contava com 184 alunos regularmente matriculados. Os resultados obtidos classificam os estudantes da computação da UFV-CAF com 23,32 pontos, correspondendo a estresse. Esse estresse possui vários agentes estressores, no que diz respeito às vivências acadêmicas, tendo destaque: a sobrecarga das matérias acadêmicas, a distâncias entre os familiares, o gerenciamento do tempo, a pressão que colocam neles mesmos para realizarem regularmente todas as tarefas e o aumento da responsabilidade com o ingresso na universidade. Esses agentes são responsáveis por manter e gerar o estresse no dia a dia do discente de forma a afetar as situações de sua vida, como a pratica de atividades acadêmicas e sociais. Foi identificado também que os estudantes da ciência da computação da UFV-CAF não encontram formas de resolver esse estresse e usam estratégias para lidar com ele, como a realização de atividades de lazer. Conclui-se que esses discentes podem estar em uma situação de vulnerabilidade ao estresse na qual, em situações mais graves, podem vir a desenvolver outras patologias que prejudiquem ainda mais sua saúde mental. A gestão acadêmica do curso e da UFV-CAF devem pensar em práticas e políticas que ajudem a mitigar o estresse deste grupo de estudantes.
Palavras-chave Estresse, Estudantes da Computação, Agentes Estressores.
Forma de apresentação..... Vídeo
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