Resumo |
O presente trabalho trata de uma pesquisa em andamento, realizada pela Diretoria de Pessoas (DP), que compõe o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação dos Profissionais da Educação (GEPPFOR), vinculado ao Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (DPE-UFV) e registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O GEPFFOR-UFV, desenvolve desde 2019, uma série de ações extensionistas, abarcando diversas regiões do país. Atualmente, o grupo é composto por 58 pesquisadores (as), de diferentes origens, vivências e realidades, o que confere ao grupo uma heterogeneidade significativa na produção de novos conhecimentos. Desse modo, a pesquisa busca investigar entre os membros que compõem o grupo, parâmetros como idade, gênero, formação acadêmica, instituição acadêmica de origem, dentre outros, com o objetivo geral de analisar a pluralidade de estilos de pensamentos que podem existir no grupo. A pesquisa foi desenvolvida a partir do registro documental realizado pela DP, a partir do uso de planilhas elaboradas por seus membros. Os dados obtidos junto aos membros do grupo foram organizados e sistematizados, de modo a fornecerem evidências acerca de fatores que fundamentam a existência de uma pluralidade inerente ao grupo e a sua influência nos trabalhos desenvolvidos. Os resultados indicam a existência de estilos de correntes teóricas e pesquisa diversificados contemplando cinco grandes áreas: (i) políticas públicas educacionais; (ii) Educação Científica Crítica; (iii) Formação de Profissionais da Educação englobando todos os profissionais inseridos nos contextos educativos e (iv) Educação e Tecnologias. Além disso, os pesquisadores contemplam as cinco regiões brasileiras e o Distrito Federal e possuem vínculo com instituições educativas que variam da Educação Infantil à pós-graduação. Essa multiplicidade de estilos de pensamento tem permitido ao grupo, o desenvolvimento de pesquisas plurais focado em lacunas investigativas que beneficiam a pesquisa, o ensino e a extensão de práticas educacionais necessárias que auxiliam no desenvolvimento de uma educação mais equitativa, inclusiva e que respeite às múltiplas diversidades. |