"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18369

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Bruna Eduarda Soares Rocha
Orientador RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Outros membros Eliani Jordana da Silva Moreira, Mateus José dos Santos, Romildo Alves do Nascimento
Título A pluralidade de estilos de pensamentos no GEPPFOR-UFV: a produção de conhecimentos a partir de diferentes perspectivas e vivências de pesquisadores (as) em Educação.
Resumo O presente trabalho trata de uma pesquisa em andamento, realizada pela Diretoria de Pessoas (DP), que compõe o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação dos Profissionais da Educação (GEPPFOR), vinculado ao Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (DPE-UFV) e registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O GEPFFOR-UFV, desenvolve desde 2019, uma série de ações extensionistas, abarcando diversas regiões do país. Atualmente, o grupo é composto por 58 pesquisadores (as), de diferentes origens, vivências e realidades, o que confere ao grupo uma heterogeneidade significativa na produção de novos conhecimentos. Desse modo, a pesquisa busca investigar entre os membros que compõem o grupo, parâmetros como idade, gênero, formação acadêmica, instituição acadêmica de origem, dentre outros, com o objetivo geral de analisar a pluralidade de estilos de pensamentos que podem existir no grupo. A pesquisa foi desenvolvida a partir do registro documental realizado pela DP, a partir do uso de planilhas elaboradas por seus membros. Os dados obtidos junto aos membros do grupo foram organizados e sistematizados, de modo a fornecerem evidências acerca de fatores que fundamentam a existência de uma pluralidade inerente ao grupo e a sua influência nos trabalhos desenvolvidos. Os resultados indicam a existência de estilos de correntes teóricas e pesquisa diversificados contemplando cinco grandes áreas: (i) políticas públicas educacionais; (ii) Educação Científica Crítica; (iii) Formação de Profissionais da Educação englobando todos os profissionais inseridos nos contextos educativos e (iv) Educação e Tecnologias. Além disso, os pesquisadores contemplam as cinco regiões brasileiras e o Distrito Federal e possuem vínculo com instituições educativas que variam da Educação Infantil à pós-graduação. Essa multiplicidade de estilos de pensamento tem permitido ao grupo, o desenvolvimento de pesquisas plurais focado em lacunas investigativas que beneficiam a pesquisa, o ensino e a extensão de práticas educacionais necessárias que auxiliam no desenvolvimento de uma educação mais equitativa, inclusiva e que respeite às múltiplas diversidades.
Palavras-chave Pluralidade, estilos de pensamento, GEPPFOR.
Forma de apresentação..... Vídeo
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