Resumo |
O modal rodoviário é responsável pela movimentação de mais de 60% das mercadorias e de mais de 90% dos passageiros, o qual enfrenta graves problemas com a baixa qualidade da infraestrutura no Brasil. A indústria de mineração gera grandes volumes de rejeitos, lamas e resíduos que provocam problemas ambientais. Diante da grande quantidade de resíduos gerados, uma alternativa seria a utilização desses resíduos na construção civil, em especial como material para obras de pavimentação, as quais demandam uma grande quantidade de materiais. Este estudo teve como objetivo estudar o potencial tecnológico do rejeito de espirais de mineração na composição de uma camada de sub-base para pavimento flexível. O rejeito de espirais foi obtido por uma empresa de extração de minério de ferro, localizada no município de Rio Piracicaba, MG, Brasil. A amostra de rejeito de espirais foi submetida aos ensaios de caracterização física: análise granulométrica, massa específica real, massa específica unitária e limites de consistência. Posteriormente, foi realizado o ensaio de compactação na energia Proctor Modificada para obtenção do peso específico aparente seco máximo e do teor de umidade ótimo. O rejeito de espirais apresentou tamanho de partículas corresponde a areia, Cu igual a 3,29, Cc igual a 1,05, massa específica real igual a 3,04 g/cm³, massa específica unitária igual a 1,46 g/cm³ e não apresentou plasticidade nos ensaios de limite de consistência. O ensaio CBR foi realizado na amostra de rejeito de espirais, no teor de umidade ótimo e na energia Proctor modificada, para verificar se o material teria condições de ser utilizado como material de camada de sub-base segundo as recomendações do DNIT. Os resultados mostraram um valor de 55% para o índice CBR e 0% para a expansão da amostra de rejeito de espirais o que habilita o material para ser utilizado em camadas de sub-base. Portanto, a utilização do rejeito de espirais provou-se válida do ponto de vista técnico e ambiental, considerando que o rejeito seria utilizado como material de construção e não como um material a ser depositado no meio físico. |