"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18338

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Aline Aparecida Arruda
Orientador CEZAR LUIZ DE MARI
Título Internacionalização e Formação Estudantil: Análise do Programa MARCA no Curso de Engenharia de Alimentos da UFV
Resumo A internacionalização tem ocupado lugar de destaque nas instituições de educação superior com o advento dos rankings, medidas de qualidade e modernização, cujos impactos estão presentes nos planejamentos institucionais. Com isso, vem crescendo o número de programas de mobilidade acadêmica, como o programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (MARCA), voltado para cursos da graduação credenciados pelo Sistema de Credenciamento Regional do MERCOSUL, que busca fortalecer a internacionalização e a colaboração entre instituições e países do bloco. Na Universidade Federal de Viçosa (UFV) os cursos de Agronomia e Engenharia de Alimentos têm convênio com o programa MARCA, este último ocupa lugar central nesse trabalho. Esta investigação propôs estudar os aspectos formativos aos estudantes promovidos pelo programa, partindo da concepção do curso de Engenharia de Alimentos sobre internacionalização até as implicações formativas no âmbito curricular e pessoal dos estudantes intercambistas. A metodologia de análise foi sustentada na abordagem qualitativa, a partir da perspectiva crítico-interpretativa, fazendo um levantamento dos documentos institucionais sobre internacionalização e relacionados ao MARCA, bem como o levantamento de dados da mobilidade acadêmica pelo programa. A análise do PPC da Engenharia de Alimentos mostrou que o curso reconhece as contribuições que a internacionalização oferece à formação pessoal e acadêmica dos estudantes. Essa visão se consolida com as falas dos entrevistados. Os docentes afirmam que a inserção desses estudantes a novas metodologias de ensino contribui significativamente ao desenvolvimento acadêmico dos alunos, assim como a inserção em uma nova cultura e trocas de conhecimentos trazem novas concepções. O estudo de documentos de financiamento do programa apresenta que essas instâncias tendem a valorizar e reconhecer apenas o desenvolvimento acadêmico dos participantes. Além disso, o MARCA é um programa importante para a valorização e o reconhecimento das tecnologias da América do Sul, tal como os vínculos e trocas de experiências entre as instituições de Ensino Superior desses países
Palavras-chave internacionalização, intercâmbio, Programa MARCA.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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