Resumo |
O presente projeto foi apresentado na área de Turismo junto ao Curso Técnico em Hospedagem e ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Viçosa (UFV)/Florestal- Minas Gerais. Denominado “Pesquisa da Oferta Turística de Florestal, MG”, o mesmo apresentou-se como uma proposta de atualização da oferta e do potencial turístico do município de Florestal, com o intuito principal de aproximar o discente à pesquisa, a extensão e a gestão, bem como desenvolver suas habilidades nesse âmbito. A atualização do banco de dados relacionados ao potencial turístico através do Inventário da Oferta Turística de Florestal, MG, uma das etapas do Planejamento Turístico Municipal) é fundamental para a organização de atividades que amparam, por exemplo, o calendário de eventos do campus UFV/Florestal, para fomentar o turismo no município, oferecer a atualização de informações efetivas aos empreendedores e prestadores de serviços turísticos locais, além de fundamentar a participação do município no Circuito Turístico Veredas do Paraopeba. A metodologia utilizada segue as recomendações do Ministério do Turismo, tendo como ferramenta principal a utilização de formulários da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, com intuito de levantar e atualizar dados referentes a informações sobre o município, bem como sua infraestrutura básica e empreendimentos existentes; equipamentos e serviços turísticos; e atratividades naturais e culturais. Ademais, o projeto contou com pesquisa de gabinete e, também, de campo. Foram usadas ferramentas, como telefone móvel e investigação a partir das mídias sociais. No decorrer da investigação muitos percalços foram percebidos, por exemplo, a negativa de informações por parte de alguns comerciantes locais. No entanto, as mídias sociais sanaram, em parte, essa questão de falta de informação. Por fim, além de expandir as possibilidades de conhecimento do estudante, pela perspectiva da pesquisa, os resultados do projeto contemplam o município com a participação em políticas públicas da área de turismo. |