"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18326

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Bioquímica
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor SARA SOUZA MARINHO
Orientador ATIMA CLEMENTE ALVES ZUANON
Outros membros ADENILSON ABRANCHES MONTEIRO
Título O cultivo e análise das plantas medicinais na escola numa perspectiva da proposição de um ambiente para conectar a aprendizagem, a terapia e a saúde.
Resumo Introdução: As plantas medicinais são caracterizadas, de acordo com a ANVISA, como aquelas espécies que possuem algum efeito positivo na cura ou alívio de enfermidades. Geralmente são conhecidas e utilizadas a partir de saberes populares passados entre as gerações. Apesar de sua importância para a saúde e bem-estar da população por ser um método alternativo e, muitas vezes, sem efeitos colaterais, esse grupo de plantas ainda possui pouco reconhecimento acerca de suas propriedades curativas. Portanto, a pesquisa se baseia na prática (cultivo e análises laboratoriais) e na teoria (revisão bibliográfica) para o aprofundamento na temática. Objetivos: O projeto propõe: o plantio e o acompanhamento do cultivo de dez espécies do grupo; a extração de seus óleos essenciais; a análise de suas características, na interface com o estudo de seus benefícios para a saúde; a exploração de formas de incorporação desses conhecimentos no ambiente escolar, conectando os saberes populares, a biologia vegetal e a química orgânica e; a valorização dos saberes populares, justificando efeitos benéficos da composição química dessas plantas para a saúde humana. Metodologia: Para o estudo, as plantas foram selecionadas com base na facilidade de obtenção de exemplares e na rapidez dos cultivos para desenvolverem nos canteiros do Colégio de Aplicação Coluni da Universidade Federal de Viçosa. Após alguns meses de acompanhamento do desenvolvimento dos exemplares, foram colhidas folhas de cada exemplar e os procedimentos laboratoriais foram iniciados, sendo feita a extração dos óleos essenciais por meio da técnica de destilação por arraste à vapor. Após compilação dos dados obtidos no cultivo e no laboratório, a revisão bibliográfica complementar, acerca dos compostos extraídos foi realizada, possibilitando melhor interpretação das informações obtidas, além do aprofundamento das propriedades e características do grupo de vegetais abordados, com ênfase nos efeitos fitoterápicos. Resultados: No decorrer do período de desenvolvimento da pesquisa, algumas plantas foram substituídas devido a falta de adaptação no local de plantio, associado ao clima e também devido aos ataques de formigas. Com o método de destilação utilizado, foram extraídos oito óleos essenciais, os quais possuem diferentes aplicações no cotidiano popular. Conclusão: Todas as etapas envolvidas na pesquisa se unem numa produção que conecta o conhecimento popular com o conhecimento técnico científico sobre as propriedades terapêuticas das plantas medicinais e seus impactos, sobretudo, na saúde dos indivíduos. Além disso, aprimora-se o tema nas salas de aula com a integração desses elementos com o ensino da biologia e da química orgânica, despertando nos alunos e demais agentes da escola o interesse pelo assunto. Entende-se que tal proposição, poderá contribuir para reconhecimento da importância que tais grupos de plantas têm para a sociedade, valorizando, de certa forma, o conhecimento popular aliado à ciência.
Palavras-chave Plantas, Medicinais, Aprendizagem
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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