"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18322

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Departamento de Geografia
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Bili Gean Ribeiro Cabral
Orientador JANETE REGINA DE OLIVEIRA
Título Interdisciplinaridade no Ensino de Geografia: Uma Reflexão Sobre o Letramento
Resumo Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica, em que foi realizada uma revisão teórica a respeito dos principais conceitos que dão base ao conhecimento geográfico, da interdisciplinaridade no ensino de Geografia, e da prática do letramento, para compreender o papel dos diferentes agentes no desenvolvimento do sujeito letrado, como na própria construção do espaço geográfico. Nasce da necessidade de discutir as possibilidades de abordagem da Geografia a partir da literatura, de modo articulado com a vida cotidiana dos alunos. Investigando a capacidade de interpretação dos conceitos geográficos através da leitura, escrita, experiências artísticas e no contato com a natureza pelos alunos do ensino fundamental, buscando abordar as melhores práticas interdisciplinares na construção de uma educação menos fragmentada. É fundamental falar sobre a importância do letramento literário nas práticas de ensino da Geografia, como educação libertadora. Unindo, de maneira didática, as possibilidades dessa metodologia ao que se aprendeu em sala de aula e às vivências do aluno, estimulando o pensamento crítico sobre as ações humanas no território. Os ambientes escolares incentivam as práticas do letramento literário, sobretudo a biblioteca. Nela se acumula um conhecimento inestimável e, quando o aluno se sente motivado, o contato com as obras literárias são transformadoras em sua vida. O que se busca é a formação de alunos cidadãos, que leiam, entendam o que se está lendo, compreendam contextos históricos, sociais e culturais, o meio em que estão inseridos, assim como as territorialidades e as intencionalidades que os rodeiam. Grande parte dos alunos das escolas públicas não tem acesso à internet fora do ambiente escolar, pela falta de um computador ou de um aparelho celular. Essa deficiência no acesso também se reflete no desenvolvimento dos saberes científicos e cognitivos; pois o meio técnico-científico e informacional, em que vivemos, proporciona mais dinamismo nas relações e mais velocidade na comunicação e na construção da sociedade. Nota-se que esta disparidade tecnológica é reflexo dos diferentes espectros socioeconômicos dos quais os alunos fazem parte. Diante disso, o atendimento oferecido aos alunos, nos moldes tradicionais de ensino (na maioria das vezes, aulas expositivas somente com o uso do livro didático da disciplina) não é suficiente para que todos ou a maioria deles compreendam os conceitos científicos e consigam aplicá-los em sua vida prática como agentes da produção do espaço geográfico. Projetos interdisciplinares realizados nos espaços escolares se tornam necessários, diante de uma profunda reflexão e contato permanente entre as pessoas e grupos envolvidos. Podem favorecer a criação de novos saberes ao aproximar a realidade social da realidade acadêmica através de leituras diversificadas do espaço geográfico e de temas de grande interesse e necessidade para o Brasil e para o mundo.
Palavras-chave Metodologia de ensino, Letramento geográfico, Interdisciplinaridade
Forma de apresentação..... Vídeo
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