"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18310

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor KAMILA VIEIRA MAGALHAES
Orientador LIDIANE MARIA FERRAZ ROSA
Título A educação financeira no ENEM
Resumo O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado em 1998 como forma de avaliar o nível de aprendizagem dos alunos do ensino médio. A partir de 2009, começou a ser utilizado como porta de entrada para as universidades públicas através do Sistema de Seleção Unificado (SiSU). Com a criação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018, o ENEM sofreu uma série de mudanças, com destaque para a inclusão de interdisciplinaridade nas questões. A partir de então, a prova de Matemática e suas tecnologias passou a abranger também temáticas relacionadas à Educação Financeira. Tendo isso em vista, o trabalho objetiva investigar a presença de questões envolvendo a Educação Financeira na prova de matemática do ENEM nos anos de 2018 e 2019. Para a análise dos dados foi utilizada a pesquisa qualitativa baseada nos estudos sobre Análise de Conteúdo desenvolvida por Bardin (2011). A partir disso, realizou-se a resolução de todas as questões de matemática das provas de 2018 e 2019 seguida da montagem de uma tabela com todas as questões que envolviam algum conteúdo de Educação Financeira. Posteriormente, foram analisados os conteúdos matemáticos presentes em tais questões. Em seguida, estudou-se todo o material usado durante a pesquisa de forma a interpretar e correlacionar os resultados obtidos com os dados adquiridos durante a investigação. Ao todo, foram analisadas 90 questões (45 de cada prova), sendo que, aproximadamente, 24,4% delas estavam relacionadas à temática de Educação Financeira. Mais especificamente, na prova de 2018 foram encontradas 8 questões (cerca de 17,8%) abordando o assunto, sendo o conteúdo de porcentagem o mais cobrado. Em 2019, por sua vez, este número subiu para 14 (próximo de 31,1% das questões) e, novamente, porcentagem foi a matéria mais trabalhada. Houve, portanto, em 2019, um aumento em torno de 42,8% em relação à prova de 2018. Sendo assim, diante do exposto, torna-se evidente a importância do aprimoramento das práticas envolvendo Educação Financeira nas escolas, pois cada vez mais esse tema tem sido cobrado no ENEM, de forma que um bom entendimento do assunto facilita a compreensão e, consequentemente, a resolução das questões. Dessa forma, é necessário que a Educação Financeira seja um assunto mais presente no ambiente escolar, sendo trabalhada concomitantemente com a disciplina de matemática, de forma que os alunos adquiram a capacidade de, ao mesmo tempo, distinguir e relacionar tais temáticas.
Palavras-chave Exame Nacional do Ensino Médio, BNCC, Novo Ensino Médio
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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