"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18304

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Campus Florestal
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Ana Clara Araujo de Souza
Orientador ADRIANA VENTOLA MARRA
Outros membros Júlia Lima SIlva, Maria Emília Silva de Paula, Thales de Souza Magalhães
Título Estresse acadêmico e infraestrutura universitária: um estudo dos cursos noturnos na UFV-CAF.
Resumo A infraestrutura universitária tem grande importância na vida do acadêmico, auxiliando no processo de aprendizagem, de redução da evasão e do estresse acadêmico. Uma boa infraestrutura possibilita aos estudantes uma melhor vivência acadêmica em sua dimensão institucional (ALMEIDA; SOARES; FERREIRA, 2002). De tal forma, em uma universidade é necessário que haja o entendimento das exigências de infraestrutura e suporte para discentes em todos os turnos. A partir do exposto, o objetivo dessa pesquisa foi identificar se a forma que os estudantes de cursos noturnos da Universidade Federal de Viçosa- Campus Florestal (UFV-CAF) percebem a infraestrutura do campus pode ter relação com o estresse acadêmico. Costa e Vargas (2012) afirmam que as universidades federais estão estruturadas para atender o estudante em tempo integral e não o estudante-trabalhador que frequenta os cursos noturnos. Para atingir tal objetivo foi realizado estudo quantitativo e qualitativo onde foram aplicados 115 questionários e realizadas 8 entrevistas semiestruturadas com os estudantes dos cursos noturnos da UFV-CAF. Os questionários foram analisados por estatística descritiva e as entrevistas por análise de conteúdo. Para este estudo, foi analisada somente a dimensão institucional do Questionário de Vivências Acadêmicas (QVAr) e a Interpretação dos Resultados da Escala de Estresse Percebido (PSS-10). A UFV-CAF conta com 526 alunos distribuídos em 3 cursos noturnos: Administração, Educação Física e Ciências Biológicas. Os resultados indicam que os estudantes gostam da universidade e gostariam de concluir o curso nesta instituição. Porém, apontam média alta (4,03) sobre mais da metade de discentes serem desinteressados pela instituição de ensino. Apresenta também que a maior parte não conhece bem os serviços oferecidos pela universidade. Matta, Lebrão e Heleno (2017) destacam a importância de a universidade divulgar seus serviços de apoio aos alunos e desenvolver ações institucionais que integrem a todos. De acordo com as falas dos entrevistados, no período noturno existe funcionamento parcial das atividades administrativas da UFV-CAF, o que causa necessidade de locomoção até a faculdade no período diurno, causando nervosismo e ansiedade no estudante-trabalhador que não possui a disponibilidade diurna. Além disso, foi dito que, em algumas partes da UFV-CAF, os banheiros de pavilhões permanecem fechados no período noturno. Esses fatores ampliam o estresse e resultam em 24 pontos na PSS-10. Em conclusão, destaca-se a carência de infraestrutura pela percepção de alunos dos cursos noturnos, tornando-se necessário criar mais projetos, divulgação dos serviços de apoio ao estudante, intervalos culturais e propostas para participação de todos os estudantes da universidade, buscando incluir e fazer com que estes se sintam acolhidos e se reduza o nível de estresse.
Palavras-chave Cursos noturnos, estresse acadêmico, infraestrutura universitária.
Forma de apresentação..... Vídeo
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