Resumo |
A infraestrutura universitária tem grande importância na vida do acadêmico, auxiliando no processo de aprendizagem, de redução da evasão e do estresse acadêmico. Uma boa infraestrutura possibilita aos estudantes uma melhor vivência acadêmica em sua dimensão institucional (ALMEIDA; SOARES; FERREIRA, 2002). De tal forma, em uma universidade é necessário que haja o entendimento das exigências de infraestrutura e suporte para discentes em todos os turnos. A partir do exposto, o objetivo dessa pesquisa foi identificar se a forma que os estudantes de cursos noturnos da Universidade Federal de Viçosa- Campus Florestal (UFV-CAF) percebem a infraestrutura do campus pode ter relação com o estresse acadêmico. Costa e Vargas (2012) afirmam que as universidades federais estão estruturadas para atender o estudante em tempo integral e não o estudante-trabalhador que frequenta os cursos noturnos. Para atingir tal objetivo foi realizado estudo quantitativo e qualitativo onde foram aplicados 115 questionários e realizadas 8 entrevistas semiestruturadas com os estudantes dos cursos noturnos da UFV-CAF. Os questionários foram analisados por estatística descritiva e as entrevistas por análise de conteúdo. Para este estudo, foi analisada somente a dimensão institucional do Questionário de Vivências Acadêmicas (QVAr) e a Interpretação dos Resultados da Escala de Estresse Percebido (PSS-10). A UFV-CAF conta com 526 alunos distribuídos em 3 cursos noturnos: Administração, Educação Física e Ciências Biológicas. Os resultados indicam que os estudantes gostam da universidade e gostariam de concluir o curso nesta instituição. Porém, apontam média alta (4,03) sobre mais da metade de discentes serem desinteressados pela instituição de ensino. Apresenta também que a maior parte não conhece bem os serviços oferecidos pela universidade. Matta, Lebrão e Heleno (2017) destacam a importância de a universidade divulgar seus serviços de apoio aos alunos e desenvolver ações institucionais que integrem a todos. De acordo com as falas dos entrevistados, no período noturno existe funcionamento parcial das atividades administrativas da UFV-CAF, o que causa necessidade de locomoção até a faculdade no período diurno, causando nervosismo e ansiedade no estudante-trabalhador que não possui a disponibilidade diurna. Além disso, foi dito que, em algumas partes da UFV-CAF, os banheiros de pavilhões permanecem fechados no período noturno. Esses fatores ampliam o estresse e resultam em 24 pontos na PSS-10. Em conclusão, destaca-se a carência de infraestrutura pela percepção de alunos dos cursos noturnos, tornando-se necessário criar mais projetos, divulgação dos serviços de apoio ao estudante, intervalos culturais e propostas para participação de todos os estudantes da universidade, buscando incluir e fazer com que estes se sintam acolhidos e se reduza o nível de estresse. |