"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18283

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Economia
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Campus Rio Paranaíba
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Jucimara Cristina de Lelis Anunciacao
Orientador FABIO ANDRE TEIXEIRA
Outros membros Davi Luis Silva Prado e Sousa, RICARDO FREITAS MARTINS DA COSTA, Thayhany da Costa Andrade
Título Educação Financeira: aprendendo a lidar com dinheiro.
Resumo A Educação Financeira desempenha um papel fundamental no contexto financeiro atual. Segundo a Associação de Educação Financeira do Brasil, seu principal objetivo é capacitar os alunos desde cedo a desenvolver habilidades de planejamento e tomada de decisões financeiras adequadas, que afetarão suas vidas pessoais e familiares. Oferecendo ainda conhecimentos sobre orçamento pessoal, poupança e consumo consciente visando capacitá-los a tomar decisões responsáveis sobre como gastar, economizar e investir seu dinheiro. Ao adquirir essas habilidades, os jovens são capazes de evitar armadilhas financeiras, como o endividamento excessivo e o consumo impulsivo. Com base nisso, o projeto "Educação Financeira: aprendendo a lidar com dinheiro" foi concebido com o intuito de promover atividades relacionadas ao tema, buscando orientar os jovens sobre a importância de compreender e aplicar conceitos financeiros em situações do dia a dia, para se tornarem consumidores mais racionais, melhorando sua relação com o dinheiro. Além disso, o projeto visa incentivar os estudantes a levar esse conhecimento para suas famílias, atuando como multiplicadores e estimulando seus pais a se tornarem mais conscientes na gestão do orçamento familiar. O conhecimento básico sobre o tema está sendo disseminado entre os alunos da região do Alto Paranaíba. No primeiro semestre de 2023, foram realizadas palestras introdutórias para os jovens da Escola Estadual Dr. Adiron Gonçalves Boaventura, no município de Rio Paranaíba. O projeto alcançou cerca de 130 estudantes do ensino médio, com atividades aplicadas, debates e discussões sobre o assunto, seguidos pela aplicação de um questionário estruturado de múltipla escolha. A partir de respostas obtidas observou-se que os estudantes tinham entre 16 e 19 anos de idade. Eles destacaram que acreditam que é de extrema importância possuir conhecimento sobre o tema, reconheceram a importância de gerenciar seu próprio dinheiro e demonstraram preocupação em relação ao comprometimento de sua renda ao realizar compras. Observações em sala de aula levam a percepção de que os estudantes se preocupam em como investir seu dinheiro, com dúvidas sobre aplicações financeiras e formas de aumentar seus ganhos. Esses resultados preliminares comprovam que a maioria dos jovens que participaram do projeto possui consciência sobre a importância da educação financeira. Considera-se que o objetivo de conscientizar os jovens e capacitá-los a tomar decisões financeiras mais assertivas em relação à sua renda foi parcialmente alcançado. É importante ressaltar que a conscientização financeira é um processo contínuo, que se desenvolve ao longo do tempo, à medida que os indivíduos começam a colocar em prática os conceitos aprendidos. No entanto, é possível afirmar que o projeto contribuiu para despertar o interesse dos participantes, levando-os a pensar criticamente sobre o tema e se tornarem agentes transformadores em seu contexto econômico.
Palavras-chave Educação Financeira, Orçamento Familiar, Planejamento.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,65 segundos.