"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18280

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Matemática Aplicada
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Arthur Gustavo Santos Fernandes
Orientador LUIS FELIPE GONCALVES FONSECA
Título Uma Introdução à Teoria dos Grafos
Resumo Neste trabalho, foi feita uma introdução abrangente dos fundamentos da
teoria dos grafos. Foi utilizado, principalmente, uma apostila da Obmep do
professor Samuel Jurkiewicz, Grafos – Uma Introdução, volume 5. A nossa
pesquisa abordou conceitos essenciais dos grafos. Foram promovidos
encontros semanais entre o orientador e o orientando. Além de explorar temas
específicos, como grafos eulerianos, grafos hamiltonianos, grafos planares,
árvores, o trabalhou fez uma incursão em assuntos clássicos da teoria dos
grafos, tais como o Problema das Pontes de Königsberg, o Problema do
Caixeiro Viajante, o Problema do Carteiro Chinês e o Teorema das Quatro
Cores. Problema das Pontes de Königsberg: Este é um problema histórico
que deu origem à teoria dos grafos. A cidade de Königsberg na Prússia (hoje
Kaliningrado, Rússia) tinha sete pontes, e o desafio era passear pela cidade
cruzando cada ponte uma única vez e retornar ao ponto de partida. O
matemático Leonhard Euler provou que isso era impossível, formando a base
da teoria dos grafos e criando o conceito de grafo euleriano. Problema do
Caixeiro Viajante: Este é um problema clássico de otimização combinatória. O
desafio é encontrar a rota mais curta que um caixeiro viajante deve tomar para
visitar um determinado número de cidades e retornar à sua cidade de origem,
visitando cada cidade apenas uma vez. O problema é NP-difícil, o que significa
que não há uma solução rápida conhecida para encontrar a rota mais curta
entre um grande número de cidades. Problema do Carteiro Chinês: Este é
um problema de otimização de rota em que se procura encontrar o caminho
mais curto que passa por cada aresta de um grafo pelo menos uma vez e
retorna ao ponto de partida. Este problema difere do problema das pontes de
Königsberg porque permite passar por uma mesma aresta mais de uma vez.
Teorema das Quatro Cores: Este teorema afirma que, dado qualquer mapa
plano, é possível colorir as regiões do mapa de tal forma que nenhuma região
compartilha uma fronteira com outra região da mesma cor usando apenas
quatro cores diferentes. A demonstração deste teorema foi notável por ser um
dos primeiros teoremas provados usando um computador. O projeto incluiu
uma breve introdução aos conceitos básicos da linguagem de programação

Python. Houve a implementação do algoritmo de Dijkstra para problemas de
caminho mínimo via Python. O objetivo desta etapa foi aplicar o algoritmo para
problemas de roteamento de redes. Concluímos que, além da matemática, os
grafos são importantes em computação, redes de telecomunicação e outras
áreas do conhecimento.
Palavras-chave Grafos, grafos hamiltonianos, grafos eulerianos
Forma de apresentação..... Vídeo
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