Resumo |
Introdução: Na perspectiva da educação, diversas metodologias e ferramentas são utilizadas para promover a participação ativa dos alunos em seu próprio processo de aprendizagem, com resultados positivos. A robótica na educação infantil, por exemplo, proporciona familiaridade lógica em várias áreas, além de criar um ambiente agradável e estimulante para o ensino e para a aprendizagem, gerando experiências positivas para as crianças. Objetivo: Este estudo visa desenvolver atividades de extensão que explorem o uso da robótica educacional como um mecanismo para o desenvolvimento da lateralidade das crianças. Metodologia: Este estudo utilizou a técnica de observação participante semiestruturada, com abordagem qualitativa, realizada fora da sala de aula. O trabalho consistiu em uma visita de duas horas a uma pré-escola pública federal, com crianças de 5 e 6 anos. Durante a visita, foi apresentado o robô Cowbot e uma dinâmica em três etapas foi conduzida. A primeira etapa buscou identificar os conhecimentos prévios das crianças. Na segunda etapa, o robô foi explorado de forma sucinta, apresentando sua utilidade, funcionamento e estrutura, permitindo que as crianças o manuseassem. A terceira etapa consistiu em permitir que as crianças operassem o robô por meio de um aplicativo. Durante todas as etapas, foi observada a interação entre as crianças e o protótipo robótico. Resultados: A observação do experimento social mostrou que as crianças exploraram o robô, tanto de forma livre quanto direcionada, resultando em experiências positivas e satisfatórias. Os alunos se envolveram com o robô de maneira divertida e curiosa, abrindo novas possibilidades e demonstrando noções de lateralidade e programação. Do ponto de vista pedagógico, o uso de robôs permitiu que as crianças estabelecessem conexões entre o movimento e a consciência integrada dos lados do corpo, como compreender a direção esquerda-direita e frente-costas. As atividades desenvolvidas com os robôs possibilitaram que as crianças reconhecessem, organizassem e sintetizassem informações, além de criar estratégias para movê-los. Conclusão: O projeto de robótica educacional com o uso do Cowbot está em andamento e as propostas desenvolvidas, por meio de ações de extensão, pesquisas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso de graduação e de mestrado, ajudarão a determinar a relevância e eficácia da implementação de robôs educacionais como ferramentas no contexto educacional. |