"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18279

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Engenharia Elétrica
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Ruana Mikele Santos Oliveira
Orientador ALEXANDRE SANTOS BRANDAO
Outros membros Jessica Maria Pereira, Samara Cardoso Faria Andrade, SILVANA CLAUDIA DOS SANTOS, Thaymara Cristina de Souza Romulo
Título Explorando a Lateralidade na Educação Infantil por meio da Robótica
Resumo Introdução: Na perspectiva da educação, diversas metodologias e ferramentas são utilizadas para promover a participação ativa dos alunos em seu próprio processo de aprendizagem, com resultados positivos. A robótica na educação infantil, por exemplo, proporciona familiaridade lógica em várias áreas, além de criar um ambiente agradável e estimulante para o ensino e para a aprendizagem, gerando experiências positivas para as crianças. Objetivo: Este estudo visa desenvolver atividades de extensão que explorem o uso da robótica educacional como um mecanismo para o desenvolvimento da lateralidade das crianças. Metodologia: Este estudo utilizou a técnica de observação participante semiestruturada, com abordagem qualitativa, realizada fora da sala de aula. O trabalho consistiu em uma visita de duas horas a uma pré-escola pública federal, com crianças de 5 e 6 anos. Durante a visita, foi apresentado o robô Cowbot e uma dinâmica em três etapas foi conduzida. A primeira etapa buscou identificar os conhecimentos prévios das crianças. Na segunda etapa, o robô foi explorado de forma sucinta, apresentando sua utilidade, funcionamento e estrutura, permitindo que as crianças o manuseassem. A terceira etapa consistiu em permitir que as crianças operassem o robô por meio de um aplicativo. Durante todas as etapas, foi observada a interação entre as crianças e o protótipo robótico. Resultados: A observação do experimento social mostrou que as crianças exploraram o robô, tanto de forma livre quanto direcionada, resultando em experiências positivas e satisfatórias. Os alunos se envolveram com o robô de maneira divertida e curiosa, abrindo novas possibilidades e demonstrando noções de lateralidade e programação. Do ponto de vista pedagógico, o uso de robôs permitiu que as crianças estabelecessem conexões entre o movimento e a consciência integrada dos lados do corpo, como compreender a direção esquerda-direita e frente-costas. As atividades desenvolvidas com os robôs possibilitaram que as crianças reconhecessem, organizassem e sintetizassem informações, além de criar estratégias para movê-los. Conclusão: O projeto de robótica educacional com o uso do Cowbot está em andamento e as propostas desenvolvidas, por meio de ações de extensão, pesquisas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso de graduação e de mestrado, ajudarão a determinar a relevância e eficácia da implementação de robôs educacionais como ferramentas no contexto educacional.
Palavras-chave Robótica Educacional, Lateralidade, Educação Infantil
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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