"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18256

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Luana Araujo Coelho
Orientador FLAVIA BATISTA BARBOSA DE SA DIAZ
Outros membros Gustavo de Assis Lopes, Íria Cecilia de Brito Barros, Jonatas Batista Ribas
Título Percepção de acadêmicos de enfermagem sobre o uso da simulação realística para ministrar cursos de primeiros socorros.
Resumo Descrição do tema central do trabalho: é fundamental que toda sociedade tenha acesso ao conhecimento sobre o que fazer diante de situações de urgência e emergência. Os primeiros socorros se constituem nas primeiras ações que devem ser tomadas diante de um agravo em saúde, geralmente prestado por uma pessoa leiga até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Assim sendo, a realização dos cursos de primeiros socorros tem como premissa a importância da capacitação de pessoas leigas para prestarem o primeiro atendimento de forma qualificada. É importante que estudantes de enfermagem estejam aptos a ministrarem estes cursos, e para tal utilizarem metodologias ativas e participativas no ensino dos primeiros socorros, como a simulação realística. Público-alvo: estudantes e docentes de enfermagem. Justificativa: estudantes de enfermagem supervisionados por docentes de enfermagem tem a oportunidade de consolidarem o conhecimento teórico apreendido na graduação e trabalharem habilidades práticas ao prepararem e ministrarem os cursos de primeiros socorros utilizando a metodologia de simulação realística. A simulação realística possibilita ao estudante maior aproximação com os participantes dos cursos, melhorando a interação e o aprendizado entre eles. Objetivo e Metodologia: relatar a experiência de estudantes de enfermagem no ensino de primeiros socorros utilizando a simulação realística. Trata-se de um trabalho descritivo do tipo relato de experiência sobre a experiência e as percepções de estudantes de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa sobre a oferta dos cursos de primeiros socorros utilizando a simulação realística. Os cursos são vinculados ao Projeto de Extensão Primeiros Socorros e foram feitos durante o período de maio de 2022 à maio de 2023. Após abordagem teórica do curso, os participantes do curso deveriam agir como socorristas na situação apresentada pelos estudantes. As ações dos participantes na simulação foram, então, avaliadas pelos ministrantes, com a finalidade de analisar a efetividade do curso e treinarem habilidades práticas dos mesmos. Resultados e Conclusões: notou-se que o ensino dos primeiros socorros utilizando a simulação realística foi de suma importância para a aquisição de habilidades e para a consolidação efetiva da teoria com a prática. Nessa perspectiva, a simulação realística proporcionou experiências únicas e significativas ao aproximar os participantes do curso das possíveis realidades que poderiam se deparar ao prestarem os primeiros socorros, deixando-os mais seguros e preparados para atuarem no cenário real, caso necessitem. Tendo em vista a importância do curso de primeiros socorros, é de grande valor o uso da simulação realística como metodologia de ensino, pois o aprendizado parece ser oferecido de maneira mais didática e satisfatória aos participantes. Aos estudantes que ministraram o curso foi possível aprimorar seus conhecimentos e suas habilidades em "ensinar" primeiros socorros.
Palavras-chave Primeiros Socorros, Socorro de Urgência, Emergências
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,66 segundos.