Resumo |
O Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) com vigência de 2023 a 2024 acontece durante um dos módulos de 6 meses que compõem a imersão dos estudantes residentes em cada escola. Uma das três escolas participantes do núcleo Pedagogia - UFV, a Escola Estadual Effie Rolfs, localizada dentro do campus da UFV, construiu a proposta de aprimorar e levar novas estratégias de ensino e de aprendizagem para os anos iniciais da educação básica. Compreendemos, nesse sentido, que inovações não são somente instrumentos novos, mas instrumentos que, mesmo sendo já conhecidos tornam-se inovadores dependendo da estratégia na qual eles são utilizados em sala de aula. Observamos que as professoras regentes da escola necessitavam de um apoio maior para trazer inovações para as suas aulas. Essa falta de apoio e estímulo acontece por fatores como: falta de tempo para pesquisar novas práticas pedagógicas; defasagens na formação inicial ou falta de estudos em uma formação continuada. Neste contexto, usamos a teoria pedagógica do professor reflexivo, que recorre ao processo ação-reflexão-ação, na qual as residentes junto às professoras regentes de cada turma planejam aulas nas quais os alunos sejam protagonistas do processo de aprendizagem através de jogos casuais e de fácil assimilação. Os jogos foram utilizados dos primeiros aos quintos anos do ensino fundamental em quase todas as disciplinas, mas com maior ênfase em Língua Portuguesa e Matemática. Destacamos o uso de jogos como: ditado mágico de palavras; ditado estourado de palavras; caça ao tesouro; gincanas estilo passa ou repassa com "torta" na cara envolvendo os diversos conteúdos; jogo do show do milhão na matemática; disputa soletrando na alfabetização; a hora do quiz, com dificuldades ortográficas; ditado estourado com tabuada; máquina da adição; jogo da adedonha com categorias de palavras na alfabetização, entre outros. Durante a aplicação dos jogos as professoras têm a oportunidade de se autoanalisar, pelo grau da dificuldade apresentada pelo aluno para responder uma questão, identificando, assim, o conteúdo no qual ele apresenta mais dificuldade, efetuando um diagnóstico mais geral e individual dos alunos. Por meio da prática desses jogos é possível fazer com que as professoras, junto às residentes possam desenvolver ações para transpor as dificuldades apresentadas pelos alunos. Ao mesmo tempo, as residentes vão construindo uma formação inicial mais completa que as possibilite criar e recriar sua ação no âmbito da sala de aula. |