"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18223

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Química Inorgânica
Setor Departamento de Química
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Isadora Maria Merighi de Freitas Tortelote
Orientador MARCIO JOSE DA SILVA
Outros membros Neide Paloma Gonçalves Lopes
Título Funcionalização de compostos terpênicos catalisada por sais do ácido tunguístico e molíbdico
Resumo Neste trabalho o foco foi desenvolver catalisadores que possam ser empregados em processos de valorização das matérias primas renováveis do País. Em especial, a conversão de derivados da biomassa em moléculas que possam ser usadas como insumo pelas indústrias de química fina é de grande interesse econômico e ambiental. Processos de oxidação tradicionalmente usados em escala industrial baseiam-se normalmente em oxidantes estequiométricos metálicos que geram residuos tóxicos. Portanto, desenvolver que usam oxidantes ambientalmente benignos, como o peróxido de hidrogênio é sempre de interesse econômico e ambiental. Entretanto, este oxidante necessita de um catalisador para ser eficiente. Dentre os diversos catalisadores usados em processos de oxidação, aqueles que contém molibdênio ou tungstênio destacam-se pela maior sua eficiência. Ácidos túngstico e molíbdico, assim como seus sais tungstatos e molibdatos de sódio são exemplos cormecialmente disponìveis destes catalisadores. Entretanto, tais catalisadores são solúveis em solventes polares, o que dificulta seu reuso. Neste projeto, o alvo foi sintetizar catalisadores de molibdênio e tungstênio na forma de sais insolúveis de césio e potássio. Tais sais foram sintetizados e serão em breve avaliados nas reações de oxidação com peróxido de hidrogênio de álcoois terpênicos.
No período atual do trabalho, foram realizados vários procedimentos de síntese, tendo como alvo o sal de Cs2WO4. Tendo como base a literatura e modificações experimentais, conseguiu-se desenvolver uma eficiente rota sintética para este sal , a qual será estendida aos outros catalisadores.
Os sais foram e estão sendo caracterizados por Espectroscopia na região do infravermelho e espectroscopia Raman. Particularmente, esta utima técnica permite a identificação da estrutura química do material a partir do espalhamento da radiação eletromagnética. Com isso, analisou-se a influência do tempo de agitação durante a síntese e sua relação com a cristalinidade da estrutura do material obtido. Até o momento, concluiu-se que quanto maior o tempo de agitação, melhor a formação dos cristais e, consequentemente, mais eficiente é a síntese do catalisador. Porém, estudos adicionais ainda se encontram em andamento.
Neste projeto, a rota sintética simples e eficiente desenvolvida para a síntese do Cs2WO4, está sendo utilizada para sintetizar K2WO4, Cs2MoO4 e K2MoO4. Posteriormente, o escopo do trabalho consiste no uso desses catalisadores em reações seletivas de valorização de derivados da biomassa como, por exemplo, a oxidação de compostos terpênicos via peróxido de hidrogênio.
Palavras-chave Peróxido de hidrogênio, sais do ácido de Bronsted, compostos terpênicos
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,67 segundos.