"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18221

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Isabela Andrade Cunha
Orientador RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Outros membros Ana Carolina da Rocha Pereira, Laís Pessanha Simão, Mateus José dos Santos, Patrícia Madeira Dias, Tatiane Moraes Chagas
Título Mapeamento das ações extensionistas da plataforma RAEX-UFV: indicativos para uma discussão crítica sobre a curricularização da extensão.
Resumo O Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação (GEPPFOR) foi estruturado por uma docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (DPE-UFV) com o intuito de debater sobre possíveis problemáticas que abarcam as esferas educacionais, políticas públicas e formação inicial e continuada de docentes de diferentes campos disciplinares. O GEPPFOR é subdividido em linhas de pesquisa e diretorias, sendo uma delas, a Diretoria de Extensão (DE) que executa ações extensionistas integrando o GEPPFOR a diferentes comunidades formativas com o objetivo de estreitar as ações de pesquisa com a práxis a partir de discussões teóricas, oficinas, cursos de formação e propostas de pesquisa sobre diferentes temáticas discutidas pelo grupo. Dentre as ações da DE, destaca-se o mapeamento das ações de extensão da Plataforma de Registro de Atividades de Extensão (RAEX) da UFV. Esta plataforma é utilizada por todos os setores da UFV para o registro de ações extensionistas e contempla todas as áreas e os três campi da aludida universidade. Nessa lógica, a DE debruçou-se no mapeamento destas iniciativas extensionistas que foram registadas no RAEX vinculadas à área de Educação e que possui atuação em Viçosa e região. Assim sendo, foi utilizado os preceitos da pesquisa qualitativa do tipo Estado do Conhecimento que pode permitir o desvelar de lacunas investigativas a partir de levantamento de dados que podem ocorrem em sites de eventos, portal de periódicos e plataformas educativas, dentre outras fontes de pesquisa. Na plataforma citada acima, existem subdivisões para orientar a submissão e registro, sendo um facilitador para a análise da equipe. Ao longo desse processo, foi possível levantar algumas considerações, dentre elas que o Departamento que mais se destaca é o DPE-UFV. Outro dado importante de se notar é que, o que menos se destaca é o Instituto de Ciências Humanas da UFV – Campus Florestal (CAF), com o menor número de propostas registradas. Outra análise realizada pela equipe de pesquisa é que a linha de extensão que possui maior porcentagem, ou seja, a linha que mais registra projetos é a vinculada às Questões Ambientais. Isso nos faz refletir sobre a importância da UFV na busca por ações que vinculam pesquisas na área ambiental às comunidades e que juntos buscam discutir questões de abarcam as mudanças climáticas e a sustentabilidade. Este trabalho destaca ainda a relevância da DE do GEPPFOR na busca por mapear e refletir sobre as atividades extensionistas da UFV vinculadas à área da educação como fio condutor de novas pesquisas sobre a extensão que possam culminar em ações de curricularização e que podem ser inseridas nas práticas de ensino e de pesquisa da universidade.
Palavras-chave Extensão, GEPPFOR, Levantamento bibliográfico.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,70 segundos.