Resumo |
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação (GEPPFOR) foi estruturado por uma docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (DPE-UFV) com o intuito de debater sobre possíveis problemáticas que abarcam as esferas educacionais, políticas públicas e formação inicial e continuada de docentes de diferentes campos disciplinares. O GEPPFOR é subdividido em linhas de pesquisa e diretorias, sendo uma delas, a Diretoria de Extensão (DE) que executa ações extensionistas integrando o GEPPFOR a diferentes comunidades formativas com o objetivo de estreitar as ações de pesquisa com a práxis a partir de discussões teóricas, oficinas, cursos de formação e propostas de pesquisa sobre diferentes temáticas discutidas pelo grupo. Dentre as ações da DE, destaca-se o mapeamento das ações de extensão da Plataforma de Registro de Atividades de Extensão (RAEX) da UFV. Esta plataforma é utilizada por todos os setores da UFV para o registro de ações extensionistas e contempla todas as áreas e os três campi da aludida universidade. Nessa lógica, a DE debruçou-se no mapeamento destas iniciativas extensionistas que foram registadas no RAEX vinculadas à área de Educação e que possui atuação em Viçosa e região. Assim sendo, foi utilizado os preceitos da pesquisa qualitativa do tipo Estado do Conhecimento que pode permitir o desvelar de lacunas investigativas a partir de levantamento de dados que podem ocorrem em sites de eventos, portal de periódicos e plataformas educativas, dentre outras fontes de pesquisa. Na plataforma citada acima, existem subdivisões para orientar a submissão e registro, sendo um facilitador para a análise da equipe. Ao longo desse processo, foi possível levantar algumas considerações, dentre elas que o Departamento que mais se destaca é o DPE-UFV. Outro dado importante de se notar é que, o que menos se destaca é o Instituto de Ciências Humanas da UFV – Campus Florestal (CAF), com o menor número de propostas registradas. Outra análise realizada pela equipe de pesquisa é que a linha de extensão que possui maior porcentagem, ou seja, a linha que mais registra projetos é a vinculada às Questões Ambientais. Isso nos faz refletir sobre a importância da UFV na busca por ações que vinculam pesquisas na área ambiental às comunidades e que juntos buscam discutir questões de abarcam as mudanças climáticas e a sustentabilidade. Este trabalho destaca ainda a relevância da DE do GEPPFOR na busca por mapear e refletir sobre as atividades extensionistas da UFV vinculadas à área da educação como fio condutor de novas pesquisas sobre a extensão que possam culminar em ações de curricularização e que podem ser inseridas nas práticas de ensino e de pesquisa da universidade. |