Outros membros |
Ana Luiza Paes Mingote, Gabriela da Silva Celso, Gláucia Cristina Machado, Laura Coelho da Silva, Luam Borges Scarpini de Brito, Mairla Lima Oliveira, Matheus Magalhães Gouvea, Nathalia Lisboa Santos |
Resumo |
Introdução: Muitos são os desafios enfrentados para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Destacam-se a importância da formação dos profissionais de saúde de acordo com os princípios e diretrizes do SUS. Assim, surge a necessidade de implementação de métodos de ensino e aprendizagem, para estimular a interdisciplinaridade e autonomia dos profissionais de saúde e usuários. Nesse sentido, foram desenvolvidos, pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) “Gestão e Assistência”, dois questionários semiestruturados, voltados para a equipe de profissionais de saúde e usuários da unidade básica de saúde (UBS) do bairro Barrinha em Viçosa-MG. Os princípios e diretrizes do SUS são a base para um bom funcionamento e organização, visando um atendimento integral, priorizando atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais com a participação da comunidade. Assim, a proposta de aplicação dos questionários é fundamental para a identificação da realidade vivenciada dos profissionais da saúde e usuários na Atenção Primária, que é a porta de entrada do SUS. Objetivo: Analisar os questionários como método de construção avaliativa sobre o processo de trabalho, visando a autonomia e a criticidade dos usuários e equipe da UBS. Descrição das principais ações até o momento: Pesquisa qualitativa, por meio da aplicação de questionário específico para os profissionais da unidade e usuários, visando identificar as percepções e a realidade do processo de trabalho vivenciada na UBS. Participaram 65 usuários e 11 profissionais de saúde. A equipe teve acesso ao questionário referente às condições de trabalho, comunicação entre equipe e gestão, elaboração de atividades intersetoriais, entre outros. Já os usuários responderam questões voltadas para as formas de atendimento, participação comunitária e acesso à UBS. Posteriormente, os dados foram tabulados e interpretados. Em seguida, foi agendada uma reunião com os profissionais de saúde que verificaram a porcentagem de respostas dos assuntos relacionados ao processo de trabalho e respostas dos usuários. Resultados alcançados até o momento: Na percepção da equipe, foi propiciado o exercício da reflexão, levando-os a analisar sobre as dificuldades cotidianas do processo de trabalho e a percepção dos usuários, orientando-os na tomada de decisões e na resolução de problemas. A equipe decidiu continuar e perseverar em um atendimento mais humanizado. Foi evidente a contribuição e compromisso dos participantes de forma ativa perante as informações e dados expostos. Conclusões: Os dados obtidos por meio deste estudo, no processo de desenvolvimento dos questionários juntamente com usuários, equipe e gestão é dinamizador com ênfase na integração-ensino-serviço-comunidade, impulsionando todos envolvidos à reflexão e a criticidade na investigação dos pontos fortes e de atenção, o que servirá como guia para o planejamento de ações que possam melhorar o processo de trabalho das UBS. |