"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18186

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Rio Paranaíba
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Igor de Oliveira Silva
Orientador PEDRO MOISES DE SOUSA
Título GEOMETRY QUEST: Um jogo com foco na Geometria
Resumo A Matemática é uma matéria com grande importância na escola, mas também é uma matéria difícil, pois ela é dividida em diversas áreas, sendo aritmética, geometria, álgebra e trigonometria, também contém diversas formas e métodos necessários para alcançar a solução de diferentes problemas, tornando a matemática uma das matérias mais difíceis do Ensino Fundamental, fazendo com que muitos dos alunos percam o interesse em aprender por ser muito complicado. Com isso em mente é possível ver através do último resultado da prova Brasil do ano de 2018 que o nível do aprendizado em Matemática no Brasil está abaixo do nível de outros países, sendo então necessário buscar novos métodos de ensino, métodos capazes de fazer com que os alunos tenham maior interesse em aprender a matemática. Uma possível solução pode ser os jogos educativos, contanto que o jogo consiga passar um conhecimento para o aluno ao mesmo tempo que consiga cativar sua atenção, é possível que os jogos despertam o interesse pela matéria. Com o grande avanço tecnológico e cada vez mais as crianças tendo acesso a aparelhos eletrônicos, é possível que através dos jogos digitais educativos seja possível desenvolver jogos capazes de alcançar diversos alunos. Sendo assim foi desenvolvido o jogo GeometryQuest, com o intuito de auxiliar e motivar o aprendizado em Matemática, sendo voltado para a Geometria, contendo conteúdo do Ensino Fundamental II, com o foco para o 6° ano, apresentando os conceitos de Ponto, Reta e Plano, Figuras Geométricas e Sólidos Geométricos. O jogo foi desenvolvido utilizando o motor gráfico Unity, pois a ferramenta contém diversos componentes que auxiliam no desenvolvimento de jogos, também foi realizado entrevistas com professores da área específica para o levantamento de requisitos, através das reuniões com os professores e o auxílio de livros de matemática, foi decidido o conteúdo a ser apresentado durante o jogo, scripts em C# foram necessário para o funcionamento do jogo, um quiz para testar se o aluno está aprendendo foi desenvolvido, arquivos do tipo JSON foram criados para armazenar perguntas utilizadas no quiz, também foi criado uma área do professor, onde é possível ser visualizado as questões que contém dentro do jogo, inserir novas questões, deletar questões e modificar questões. Após finalizar o desenvolvimento do jogo GeometryQuest ele foi aplicado em uma escola da região para 24 alunos e na V Mostra de Jogos Digitais da UFV-CRP para um total de 42 alunos, afim de avaliar sua usabilidade através do público alvo, sendo alunos do 6° ano, os resultados adquiridos através dos alunos foram de grande parte resultados positivos, assim indicando que o jogo tem potencial para auxiliar no aprendizado da matemática. Sendo assim no futuro serão adicionadas novas fases para o 7° ano do Ensino Fundamental II. O jogo GeometryQuest consiste em uma aventura pelas cavernas, onde os alunos devem ajudar a raposa explorar toda a caverna em busca do conhecimento da Geometria.
Palavras-chave Ensino-Aprendizado, Jogo Digital, Geometria.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,63 segundos.