"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18185

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia elétrica
Setor Departamento de Engenharia Elétrica
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor João Vitor Martins Grando
Orientador ALEXANDRE SANTOS BRANDAO
Outros membros Luiza Goncalves Oliveira, Rafael Henrique Barreto Barros
Título TagBot - Aplicativo de Robótica Educacional
Resumo O ser humano busca a interação com máquinas de forma mais simples e intuitiva há decadas, mas nos últimos anos, devido ao avanço na tecnologia e a demanda do mercado, a interação humano-robô vem aumentado de maneira significativa. Desde assistentes virtuais, como a Amazon Alexa, até robôs de assistência em saúde, como o robô cirurgico Da Vinci, essas interações buscam ajudar os seres humanos. Uma importante área de interação humano-robô é a robótica educacional, que consiste na utilização de robôs para o auxílio do aprendizado. O robô NAO é usado em escolas para estimular o interesse dos alunos por ciência e tecnologia, enquanto o robô Cubetto tem o objetivo de ensinar a crianças os conceitos básicos de lógica de programação. Essas plataformas, apesar de auxiliarem no ensino e aumento do interesse nos estudos, não possuem custo acessível, além de não atrair público de todas as idades. Nesse aspecto, o presente trabalho buscou criar uma maneira intuitiva e acessível para o controle de um robô terrestre de baixo custo construido em parceria com um laborátorio da UFV. Para isso, foi desenvolvido um app mobile utilizando a linguagem de programação Dart com a plataforma Flutter. O aplicativo nomeado de "TagBot" utiliza o protocolo de comunicação Bluetooth entre o celular e o robô e estará disponível para o download gratuito na plataforma Google Play. Dentro do aplicativo, é possível acessar quatro modos distintos para o controle do robô, ativar/desativar o Bluetooth, além de ser possível realizar o envio do feedback do app, visando dar suporte e aprimorar a experiência do usuário. O primeiro modo permite o usuário gravar uma sequência de movimentos para o robô executar, por meio de setas na tela. O segundo possibilita o controle da translação do robô por um Joypad e, por intermédio de botões, viabiliza a rotação do robô em torno do próprio eixo no sentido horário ou anti-horário. O terceiro permite o controle da translação do robô por meio da inclinação do celular. O quarto permite o usuário escolher e executar uma sequência com o resultado da multiplicação de um ângulo e um valor numérico, além do movimento para a frente. Vale ressaltar que esse último modo foi testado em escolas com o intuito de ensinar jovens a calcular o ângulo interno de figuras planas. Os resultados obtidos com o aplicativo foram promissores para o ensino de matemática, conforme demonstrado nos testes realizados na cidade de Viçosa.
Palavras-chave Aplicativo, Robótica Educacional, Interação Humano-Robô
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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