"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18165

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História
Setor Departamento de História
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Daniela da Silveira Toledo Coutinho
Orientador Walquíria Maria de Freitas Martins
Título Aplicação de instrumentos de gestão documental e difusão de acervos históricos: estudo de caso da câmara municipal de Viçosa.
Resumo O presente projeto busca analisar o processo de formação do arquivo público da câmara municipal de Viçosa assim como os processos de elaboração e implementação de instrumentos de gestão documental, a partir do departamento de arquivo da instituição. A pesquisa se concentra em duas etapas, sendo a primeira a análise da trajetória de estruturação do setor de arquivo da Câmara Municipal de Viçosa e a segunda a implementação de instrumentos de gestão dos documentos, com vistas à conservação e difusão do acervo.
O setor de arquivo da Câmara Municipal de Viçosa é composto por documentos recebidos e produzidos a partir da atividade legislativa e administrativa, desde os finais do século XIX (livro de atas) aos dias atuais. Podemos observar no entanto, a ausência de registros em alguns períodos, que julgamos terem sido perdidos ou extraviados em consequência da falta de uma política de gestão e guarda desses documentos.
A partir da premissa da importância dos documentos do poder público tanto como canais de comunicação com a sociedade e seu papel para o exercício da democracia, a aplicação de instrumentos de gestão documental - como o plano de classificação e a tabela de temporalidade - se apresentam como ferramentas indispensáveis à garantia dos direitos individuais, à preservação da memória coletiva e à pesquisa histórica.
Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo identificar os processos históricos relacionados à constituição do arquivo legislativo municipal de Viçosa, destacando os esforços empreendidos ao longo dos anos para organizar o acervo. Além disso, visa propor diretrizes e estratégias para a gestão documental, visando ampliar as iniciativas de divulgação, valorização e reconhecimento dos arquivos públicos, tendo como base a experiência adquirida com este arquivo.
A atividade nos arquivos se revela como algo em movimento, que hora se direciona para a construção da memória que se quer recordar, hora se articula em direção à desconstrução de uma memória já consolidada. Assim, adotaremos uma abordagem historiográfica voltada ao campo da memória e do patrimônio, com ênfase nos estudos que envolvem o patrimônio documental. A pesquisa será conduzida por meio de uma metodologia que combine uma leitura crítica da bibliografia especializada, e o estudo de caso do arquivo, identificando possíveis lacunas e questionamentos acerca do tema.
Ao final espera-se que este projeto de pesquisa contribua para o desenvolvimento de políticas e práticas efetivas de preservação de acervos documentais e para a ampliação da pesquisa histórica, promovendo a preservação da memória social e institucional do arquivo público da câmara municipal de Viçosa.
Palavras-chave arquivo, memória, história.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,72 segundos.