"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18162

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Departamento de Biologia Geral
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lyvia Lopes Miranda de Oliveira
Orientador GUSTAVO ADOLF FICHTER FILHO
Outros membros Kesleyane Pereira Camilo
Título Contribuições da disciplina de Metodologia para o Ensino de Ciências e Biologia II para a formação de professores: um relato de experiência como monitora
Resumo O presente trabalho trata-se de um relato de experiência, com a iniciativa de descrever as experiências vivenciadas como monitora da disciplina de Metodologia para o Ensino de Ciências e Biologia II - BIO 481, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Viçosa - UFV. Com isso, espera-se contribuir com a BIO 481, bem como com a formação de monitores e estudantes que ainda passarão por ela. Ao longo do período, foram trabalhados temas, como “Relações Étnico-Raciais e Ensino de Biologia”, “Educação Ambiental Crítica” e “Metodologias Ativas e Participativas”, além de propostas de abordagem diversificadas, como pedagogia de projetos, debates e aulas de campo. E, em acordo com os temas abordados e discutidos em aulas, os alunos elaboravam Miniaulas e apresentavam para a turma. Ao final de cada Miniaula, pude contribuir com comentários construtivos, além de avaliar os Planos de Aula escritos pelos discentes, participando desse processo formativo. Ademais, disponibilizei horários de atendimento aos estudantes e tive reuniões periódicas com o professor para alinhamentos referentes às aulas e nossas atividades. O desenvolvimento da disciplina culminou em uma viagem técnica a uma Unidade de Conservação, que foi o Parque Estadual do Ibitipoca - MG. A excursão pedagógica foi organizada pelos 79 alunos matriculados. O alto número de pessoas envolvidas foi um grande desafio para a organização da viagem, gerando experiência. No decorrer do semestre, foi perceptível a evolução dos discentes em relação a postura, comunicação, contextualização, problematização e, também, um aumento de profundidade nas discussões dos assuntos propostos. Observei, também, que a mediação afetuosa por parte do professor, propiciou um ambiente libertador, onde os alunos se sentiram à vontade para se abrir, elucidando os temas com suas próprias vivências. E notei que todos os temas trabalhados durante o período subsidiaram as aulas que foram ministradas em campo, visto que vários estudantes trouxeram informações enriquecedoras sobre os povos originários, as comunidades do entorno e a biodiversidade local, contextualizando suas aulas e aplicando os aprendizados obtidos na disciplina. Em suma, nessa experiência como monitora, aprendi mais do que ensinei e, apesar de já ter cursado essa disciplina na minha graduação, retornar como monitora foi uma experiência diferente, que contribuiu ainda mais para a minha formação. Em meio a um ambiente acolhedor e humanizado, pude obter, além de saberes próprios da formação docente, aprendizados pessoais e interpessoais, que levarei para a profissão e para a vida. A partir dessa vivência, considero que a disciplina de BIO 481 é essencial na formação de futuros professores, sejam eles monitores ou alunos, pois nos fornece experiências essenciais para a profissão docente.
Palavras-chave formação de professores, monitoria, educação ambiental crítica
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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