ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Ensino médio |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação |
Setor | Departamento de Geografia |
Bolsa | PIBEX Júnior |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | UFV |
Primeiro autor | Amanda Antero de Andrede |
Orientador | MARILDA TELES MARACCI |
Outros membros | Renan José Freitas Assis |
Título | Oficinas de Maracatu: a música, os quilombos e a Zona da Mata mineira. |
Resumo | A proposta surge a partir de articulações que foram sendo feitas no decorrer dos anos em meio aos movimentos sociais da região. Em particular, está reunido nesta proposta o Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa, O grupo “O Bloco” que oferece oficinas de maracatu já há quase duas décadas e professores e professoras do ensino básico, egressos da UFV e que possuem ainda relações com os movimentos sociais e os dois grupos supracitados, O projeto se funda assim a partir dos debates territoriais da região e da musicalidade afro-brasileira, em particular o maracatu, uma manifestação do campo da cultura popular. Nossa proposta é fomentar essas temáticas e esses saberes em uma escola pública do município de Ervália-MG, na Escola Estadual Professor David Procópio. As atividades se dão em torno de oficinas de maracatu que são desenvolvidas com a comunidade escolar, tendo como foco principal as(os) estudantes do ensino médio matriculados regularmente na escola. Essas oficinas são momentos de reflexão e formação a respeito das temáticas e saberes dos povos negros brasileiros, principalmente no que diz respeito aos conhecimentos abrigados pelo maracatu, pelas comunidades quilombolas e pela diversidade sociocultural da Zona da Mata mineira. Até a presente data, realizamos duas oficinas, uma em Viçosa com o grupo "O Bloco" e outra na E.E. Prof. David Procópio, em Ervália-MG. Nosso trabalho aborda, diretamente, o 4o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que procura “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos”. As atividades aqui propostas buscam trazer novos elementos para a formação discente, agregando em sua qualidade e no contato com a diversidade brasileira. Além das oficinas, planejamos momentos que tenham incidência sobre toda a comunidade escolar, no formato de cursos e conversas, também sobre as mesmas temáticas já abordadas. Por fim, como um momento de culminância, socializaremos na feira da cidade o que foi construído e trabalhado durante os oito meses de vigência do projeto. |
Palavras-chave | Maracatu, escola pública, extensão |
Forma de apresentação..... | Painel |
Link para apresentação | Painel |
---|