"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18129

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Rio Paranaíba
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Celso Roberto de Almeida Junior
Orientador PEDRO MOISES DE SOUSA
Título Antônio em Busca das Letras Perdidas: Um Jogo Digital como Recurso no Ensino de Silabação
Resumo Nos últimos anos com o crescente interesse na utilização de tecnologias educacionais para promover a aprendizagem de crianças com necessidades especiais. Nesse contexto, os jogos digitais surgem como uma poderosa ferramenta, capaz de envolver e motivar os estudantes, enquanto oferecem um ambiente interativo e adaptável às suas necessidades individuais. Crianças com necessidades especiais enfrentam desafios específicos no processo de aprendizagem, como dificuldade na atenção, na comunicação ou na coordenação motora. Em muitos casos, os métodos de ensino tradicionais não atendem adequadamente às suas particularidades, resultando em um déficit no aprendizado e consequentemente o desinteresse pela educação. Motivado pela necessidade de criar um ambiente inclusivo e estimulante para o ensino de habilidades linguísticas fundamentais, foi desenvolvido o jogo digital "Antônio em Busca das Letras Perdidas". O jogo foi implementado utilizando a Game Engine Unity e seguindo a metodologia SRV (Serious Game Development), que combina elementos lúdicos com objetivos educacionais. Através de desafios interativos, o jogo estimula os alunos a reconhecer e combinar letras, fortalecendo suas habilidades de leitura e escrita, enquanto exercitam e aprimoram a memória. Além disso, o jogo oferece um ambiente adaptável, permitindo personalizar o nível de dificuldade e fornecendo feedback constante para facilitar o aprendizado progressivo. O jogo foi apresentado e avaliado durante a V Mostra de Jogos realizada na Universidade Federal de Viçosa, Campus de Rio Paranaíba, em 30 de junho de 2023. O evento contou com a participação de mais de 600 alunos de oito escolas distintas, proporcionando uma ampla oportunidade de exposição e análise do jogo. Com base nos resultados obtidos, o jogo "Antônio em Busca das Letras Perdidas" foi bem recebido durante a fase de avaliação. Durante a aplicação, os alunos demonstraram satisfação em relação a vários aspectos do jogo. Esses resultados indicam que o jogo possui potencial como uma ferramenta de apoio ao ensino, promovendo a inclusão educacional e o desenvolvimento de habilidades linguísticas e de memória em alunos com necessidades especiais. Embora haja áreas a serem aprimoradas, o jogo alcançou de maneira satisfatória o objetivo proposto.
Palavras-chave Ensino- Aprendizagem, Jogo Digital, Silabação.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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