Resumo |
A utilização de Tecnologias da Informação (TICs) no processo de ensino tem se mostrado importante para a readequação do modelo educacional tradicional, uma vez que elas geram maior interação do estudante com o tema abordado, diminuindo as dificuldades no aprendizado e permitindo a assimilação do conhecimento. Os métodos de ensino com aulas expositivas são importantes, e geralmente seguem um padrão básico entre o quadro e o data show. Todavia, o uso exclusivo desses recursos torna o ambiente menos atrativo e causa a dispersão dos alunos, onde observa-se a dificuldade dos discentes em inter-relacionar o conhecimento adquirido e a realidade do dia a dia, e aplicá-lo em sua vivência profissional. O conteúdo de Imunologia é de extrema complexidade e aborda tópicos específicos acerca do sistema imunológico, as linhas de defesa, imunidade inata, imunidade adquirida, sistema linfático, células imunológicas e as propriedades das respostas imunes. Assim, somente o tempo das aulas ministradas pela docente não é suficiente para o aprendizado, pois muitos alunos(as) possuem dificuldades em compreender o referido conteúdo. O objetivo deste projeto foi elaborar e postar vídeoaulas no canal “CNIB” para aumentar os conhecimentos de Imunologia, dos alunos dos Cursos de Nutrição e Ciências Biológicas da UFV, Campus Rio Paranaíba. Foram elaborados vídeos de cunho teórico sobre a Introdução ao Sistema Imunológico, as Linhas de defesa do Sistema Imune, as Propriedades Gerais das Respostas Imunológicas, as células que compõe a defesa imune e como elas atuam e o Sistema Linfático. A eficácia dos vídeos foi avaliada conforme relato dos alunos matriculados na disciplina de Imunologia (CBI 352), bem como pelo número de acesso de cada vídeo postado. Os discentes matriculados na turma de CBI 352 relataram que os vídeos têm contribuído com o aprendizado do conteúdo de Imunologia. O Canal CNIB (Conhecimentos de Nutrição, Imunologia e Bioquímica) possui atualmente 291 inscritos, e foram elaborados 7 vídeos para a "playlist" de Imunologia, sendo 2 referentes à Imunidade Inata, 1 sobre a temática das Linhas de Combate do Sistema Imune, 1 em relação ao Sistema Linfático e 3 a respeito das células que compõe a defesa imunológica. O vídeo com o maior número de acessos foi intitulado “Sistema Imunológico VS “Front” de Guerra (n= 255 acessos), enquanto o vídeo “Conheça os fagócitos – Mastócitos, Eosinófilos, Basófilos e NK” possuiu o menor número de visualizações (n = 42 acessos). Conclui-se que o YouTube pode ser usado como ferramenta educacional, haja visto, que torna possível a difusão de informações de cunho acadêmico, e contribui positivamente com o aprendizado dos alunos, além de instigar a análise crítica acerca do conteúdo abordado. |