| ISSN | 2237-9045 |
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| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
| Área temática | Educação |
| Setor | Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal |
| Bolsa | PIBEN |
| Conclusão de bolsa | Sim |
| Apoio financeiro | FUNARBE |
| Primeiro autor | Gabriel Moisés Monteiro Bonfim |
| Orientador | HELDER CANTO RESENDE |
| Outros membros | Aroldo Augusto Barbosa Simões, Erian Alírio de Oliveira Alves, Gabriel Batista Custodio, GLAUCIA BRAGA E SILVA |
| Título | UFV Virtual Labs – simulações 3D para práticas de ensino de ciências da natureza e suas tecnologias |
| Resumo | As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) têm desempenhado um papel cada vez mais proeminente em nossa sociedade atual. A rápida evolução tecnológica tem proporcionado inúmeras possibilidades e transformações em diversos campos, incluindo a área da educação. Nesse contexto, o UFV Virtual Labs se propõe a explorar e aprimorar o potencial das TDICs na área de Ciências da Natureza e suas tecnologias, por meio da criação de um laboratório virtual em forma de simulação. Seguindo essa ideia, o objetivo deste projeto foi de dar continuidade ao desenvolvimento do módulo de simulações do UFV Virtual Labs. Com a proposta de expandir as práticas oferecidas para todas as áreas de Ciências da Natureza e suas tecnologias, nos prontificamos em trabalhar para garantir a escalabilidade e manutenção desse sistema, resolvendo os débitos técnicos que surgiram no decorrer desse período. Para o desenvolvimento dos laboratórios virtuais, é utilizada a plataforma de desenvolvimento de jogos Unity3D, com uso da linguagem de programação C#; e a modelagem de classes UML. A modelagem dos objetos 3D foi feita com o Blender, aplicada no desenvolvimento do novo laboratório e sua paleta de cores e na criação do modelo do microscópio. Com os esforços realizados ao longo do período da bolsa, pudemos reduzir o tamanho do arquivo do laboratório e otimizar os algoritmos de carregamento de texturas e iluminação, melhorando assim o carregamento e execução nos navegadores de computadores menos poderosos. Também foi possível mudar a lógica do carregamento de práticas, facilitando a geração do laboratório para a web pelo carregamento dos dados a partir de uma API com as informações necessárias, necessitando apenas de uma versão do projeto online. Finalmente, o microscópio foi adicionado como um dos equipamentos utilizáveis no UFV Virtual Labs, acompanhado da atualização da versão do projeto e da renderização das cenas. As funcionalidades já implementadas do microscópio possibilitam uma ótima imersão, e o foco final do desenvolvimento está na busca de imagens de lâminas diferentes para serem utilizadas com esse novo equipamento. |
| Palavras-chave | Laboratório Virtual, Biologia, Microscópio |
| Forma de apresentação..... | Vídeo |
| Link para apresentação | Vídeo |
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