Resumo |
Este trabalho discutirá como a perspectiva da inclusão educacional tem se apresentado nas produções científicas nacionais voltadas ao ensino de Biologia. Isso considerando que no campo da Biologia são apresentados conceitos complexos e abstratos, sendo necessário ao professor mobilizar diferentes estratégias metodológicas para favorecer o processo de aprendizagem dos estudantes com algum tipo de deficiência. Assim, a presente pesquisa se caracteriza como um Estado do Conhecimento no campo da Educação em Ciências, apresentando em seu corpus de análise os trabalhos pesquisados em três plataformas, a saber: (i) Portal de Periódicos da Capes; (ii) Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); e (iii) anais das três últimas edições do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO). O critério de inclusão utilizado nesta pesquisa foram os trabalhos que atendem a temática de inclusão no ensino de Biologia. Para as buscas nas plataformas foram usados os descritores "inclusão" e "Biologia", utilizando o recorte temporal de 2017 a 2023. Ao todo, identificamos 34 trabalhos, sendo quinze deles provenientes do Portal de Periódicos da Capes, seis dissertações de Mestrados Profissionais da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e treze relativos aos Anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia. Os trabalhos encontrados foram separados em categorias de análise, destacando o ano de publicação, a origem, o público-alvo e a temática abordada em cada um deles. Como principais resultados desse levantamento, encontramos o predomínio de trabalhos voltados a atender estudantes com deficiência visual e com enfoque na produção de materiais didáticos adaptados. Os resultados apontaram para a escassez de pesquisas em alguns segmentos dessa área e indicaram uma distribuição desigual das abordagens utilizadas nas produções analisadas, evidenciando a necessidade de trabalhos que discutam o ensino inclusivo de Biologia para estudantes que apresentam condições neurodiversas distintas, com comprometimentos de ordem cognitiva. Isso contemplaria os estudantes que apresentam Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH),Transtorno Opositor Desafiador (TOD), Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down, além de Deficiências Físicas e Auditivas. Por fim, identificadas essas lacunas na literatura nacional, avaliamos que será possível investir em novas pesquisas para o avanço na área, buscando articular uma formação inicial e continuada de professores para enfrentar os desafios postos pela diversidade e a efetiva inclusão na Escola contemporânea. |