"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18112

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Bruno Marques Rosado
Orientador VINICIUS CATAO DE ASSIS SOUZA
Outros membros Elisamara Morais de Oliveira
Título Panorama das pesquisas em inclusão voltadas ao ensino de Biologia: um Estado do Conhecimento na área da Educação em Ciências
Resumo Este trabalho discutirá como a perspectiva da inclusão educacional tem se apresentado nas produções científicas nacionais voltadas ao ensino de Biologia. Isso considerando que no campo da Biologia são apresentados conceitos complexos e abstratos, sendo necessário ao professor mobilizar diferentes estratégias metodológicas para favorecer o processo de aprendizagem dos estudantes com algum tipo de deficiência. Assim, a presente pesquisa se caracteriza como um Estado do Conhecimento no campo da Educação em Ciências, apresentando em seu corpus de análise os trabalhos pesquisados em três plataformas, a saber: (i) Portal de Periódicos da Capes; (ii) Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); e (iii) anais das três últimas edições do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO). O critério de inclusão utilizado nesta pesquisa foram os trabalhos que atendem a temática de inclusão no ensino de Biologia. Para as buscas nas plataformas foram usados os descritores "inclusão" e "Biologia", utilizando o recorte temporal de 2017 a 2023. Ao todo, identificamos 34 trabalhos, sendo quinze deles provenientes do Portal de Periódicos da Capes, seis dissertações de Mestrados Profissionais da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e treze relativos aos Anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia. Os trabalhos encontrados foram separados em categorias de análise, destacando o ano de publicação, a origem, o público-alvo e a temática abordada em cada um deles. Como principais resultados desse levantamento, encontramos o predomínio de trabalhos voltados a atender estudantes com deficiência visual e com enfoque na produção de materiais didáticos adaptados. Os resultados apontaram para a escassez de pesquisas em alguns segmentos dessa área e indicaram uma distribuição desigual das abordagens utilizadas nas produções analisadas, evidenciando a necessidade de trabalhos que discutam o ensino inclusivo de Biologia para estudantes que apresentam condições neurodiversas distintas, com comprometimentos de ordem cognitiva. Isso contemplaria os estudantes que apresentam Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH),Transtorno Opositor Desafiador (TOD), Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down, além de Deficiências Físicas e Auditivas. Por fim, identificadas essas lacunas na literatura nacional, avaliamos que será possível investir em novas pesquisas para o avanço na área, buscando articular uma formação inicial e continuada de professores para enfrentar os desafios postos pela diversidade e a efetiva inclusão na Escola contemporânea.
Palavras-chave Inclusão, Ensino de Biologia, Estado do conhecimento.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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