"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18089

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geociências
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros, UFV
Primeiro autor Geleandro de Souza da Silva
Orientador ANDRE LUIZ LOPES DE FARIA
Título O uso das tecnologias no ensino de geografia: relevo interativo em uma mesa de areia
Resumo O interesse em utilizar a realidade aumentada (RA) no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de Geografia, surge da necessidade de explorar a geometria do espaço tridimensional para facilitar o entendimento de conceitos espaciais que podem e tem sido representados no espaço bidimensional. As curvas de níveis, por exemplo, são representações do relevo através de linhas imaginarias que representam as diferentes formas da paisagem, considerando também as possibilidades que a escala apresenta. A realidade aumentada (RA) na caixa de areia possui um outro recurso principal que vai além dos estímulos visuais, a interatividade. Quando o aluno manipula a areia da caixa, os objetos projetados são modificados instantaneamente conforme a topografia modelada na areia, possibilitando uma infinidade de análises/interpretações e discussões. A caixa de areia traz consigo o ato simbólico de tocar a “Terra”, tocar na areia, “tocar” na realidade, em diversos conteúdos de Geografia. Entende-se que essa interação do educando com objeto de estudo coloca o aluno em uma posição ativa, promovendo autonomia do aluno no processo de aprendizagem como proposto por Freire (1996). Inserir no ambiente escolar das escolas públicas municipais e estaduais do município de Viçosa-MG ferramentas digitais que tornem o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de Geografia mais atrativos é o objetivo geral deste projeto. Para desenvolvê-lo buscou-se na bibliografia diversos modelos. A partir deles foi possível estimar os materiais, hardware e software necessários para a construção das ferramentas de ensino. Outro aspecto importante foi buscar como essas ferramentas foram aplicadas no processo ensino-aprendizagem. Para a construção da Caixa de Areia, a AR Sandbox, o referencial adotado foi o modelo da Universidade da Califórnia em Davis, disponível em seu site onde são disponibilizados os softwares open source (https://web.cs.ucdavis.edu/~okreylos/ResDev/SARndbox/). O funcionamento da Sandbox utiliza recursos de realidade aumentada que permitem a integração entre elementos virtuais com cenas do mundo real por meios de uma câmera (Kinect). Seu principio de funcionamento é a modelagem de uma superfície na areia que é capturada pela câmera de profundidade (kinect de X-box) processada pelo computador gerando uma cena ou animação que é projetada interativamente a medida que a superfície da areia é manipulada por uma pessoa. Durante as apresentações pode-se perceber a curiosidades dos alunos no funcionamento do aparato, principalmente no funcionamento do Kinect, uma ferramenta que alguns dos estudantes já tiveram contato nos jogos de vídeo game. A princípio os alunos manipularam a superfície livremente para que depois fossem orientados a representação de relevos específicos que representassem diferentes formações rios, lagos, ilhas e mares dependendo dos relevos moldados por eles, construindo um significado dos conteúdos estudado. O resultado tem sido satisfatório.
Palavras-chave Geografia, Ensino, Realidade-Aumentada(AR)
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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