"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18088

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Economia
Setor Departamento de Economia
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Dara Cristina Santos de Araújo
Orientador MICHELLE MARCIA VIANA MARTINS
Título Água virtual e pegada hídrica: investigação para o comércio entre Brasil e China
Resumo Quando um país exporta produtos, ele também exporta recursos naturais, como água, na forma de "água virtual", que representa o volume utilizado durante o processo de produção dos bens exportados, abrangendo desde a agricultura até a indústria. Nesse contexto, surge o conceito de pegada hídrica, que quantifica o uso de água direto e indireto associado à produção de bens e serviços, englobando três tipos: (água da chuva incorporada nos produtos), azul (água de fontes superficiais e subterrâneas) e cinza (volume de água necessário para diluir a poluição). Essa abordagem auxilia na compreensão dos efeitos das atividades econômicas na disponibilidade de água e uso de recursos naturais. O Brasil possui uma vasta reserva de água doce, equivalente a 13,22% do total mundial, o que lhe confere vantagens comparativas em produtos que requerem grande quantidade de água. Atualmente, a China é o principal parceiro comercial do Brasil, recebendo cerca de 32% das exportações brasileiras em 2022. Diante desse contexto, um estudo foi realizado para analisar o volume de água virtual enviado pelo Brasil para a China entre 2012 e 2022, com ênfase nos produtos agropecuários. Os principais produtos exportados, como açúcar, algodão, carne bovina, de aves e suína, óleo de soja, soja em grãos e tabaco, representaram 98,24% do valor total dessas exportações, ressaltando a importância de avaliar a pegada hídrica desses itens. Utilizando o método VAVE (Valor de Água Virtual Exportada) e os dados do COMEXSTAT, o estudo calculou o volume de água virtual e a pegada hídrica de cada produto. Em média, a produção de carne bovina requer a maior quantidade de água, enquanto a produção de açúcar demanda menos. Ao longo do período analisado, o volume de água virtual enviado para a China aumentou, atingindo seu pico em 2020. A soja foi o produto que mais enviou água de forma indireta para a China, seguido pela carne bovina. No total, o Brasil exportou 1.288.276 milhões de m³ de água virtual durante o período estudado, equivalente a mais de 515 milhões de piscinas olímpicas cheias. Os resultados auxiliam na formulação de políticas mundiais associados ao uso de recursos hídricos. Mais especificamente, amplia as discussões sobre o uso eficiente da água em países que possuem o recurso em abundância, chamando atenção para o comércio internacional como um canal de acesso aos bens intensivos no recurso.
Palavras-chave Água Virtual, Exportações, Produtos Agropecuários.
Forma de apresentação..... Vídeo
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