"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18083

ISSN 2237-9045
Instituição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - campus Ouro Branco
Nível Ensino médio
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciência da computação
Setor Departamento de Informática
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Carlos Eduardo Paulino Silva
Orientador RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Outros membros Ângelo Magno de Jesus, Edilene Cristina Pereira, Márcio Assis Miranda, Sidney Pires Martins
Título ProgramaOB 2.0: desenvolvendo o pensamento computacional em alunos dos 8º e 9º anos das escolas municipais de Ouro Branco-MG
Resumo O ProgramaOB 2.0 foi um projeto de extensão desenvolvido no campus Ouro Branco do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) de dezembro/2021 a dezembro/2022. O projeto foi financiado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação e gerido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), conforme chamamento público IFES 01/2021. O projeto contou com recursos para custeio (bolsas para professores e alunos do ensino médio e superior do IFMG e colaboradores externos) e capital (aquisição de equipamentos, como por exemplo, kits de robótica). O projeto utilizou os laboratórios de ensino de informática e robótica do campus Ouro Branco do IFMG, onde foram realizadas aulas teóricas e práticas. O objetivo geral do projeto é a iniciação tecnológica, através da introdução da programação de computadores, aplicativos e robôs, de aproximadamente 300 alunos dos 8º e 9º anos de todas as escolas da rede municipal de educação de Ouro Branco-MG, inclusive da área rural da cidade, buscando despertar o interesse dos alunos em aprender mais sobre o desenvolvimento de tecnologias através do ensino do pensamento computacional (PC). O PC, conforme o Currículo de Tecnologia e Computação proposto pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (curriculo.cieb.net.br), refere-se à capacidade de resolver problemas a partir de conhecimento e práticas da computação, englobando sistematizar, representar, analisar e resolver problemas. O PC está associado a 5ª competência geral da Base Nacional Comum Curricular. O ProgramaOB 2.0 possuiu uma carga horária total de 20 horas e foi estruturado em 4 módulos. Módulo 1: desenvolvimento de animações, introduzindo conceitos de programação de computadores, usando o Scratch (scratch.mit.edu); módulo 2: desenvolvimento de aplicativos para smartphones Android, aplicando conceitos de programação de computadores, usando o APP Inventor (appinventor.mit.edu); módulo 3: programação de robôs para realizar alguma atividade de forma autônoma, como por exemplo, desviar de algum obstáculo, usando kits de robótica da Lego (www.lego.com/pt-br/themes/mindstorms/about) e módulo 4: utilização dos conceitos de programação aprendidos nos módulos anteriores e através da metodologia ativa baseada em projetos (PBL) desenvolver projetos para resolver problemas reais propostos pelos próprios alunos. Os projetos desenvolvidos eram apresentados para os professores, diretores, funcionários e colegas de sala dos alunos em suas respectivas escolas. Ao final do projeto era solicitado aos alunos que preenchessem um formulário de avaliação. É notório, após o projeto, o aumento de interesse na área de tecnologia na perspectiva profissional, além de despertar a vontade e/ou quebrar barreiras para ingressar no IFMG para se aprofundar mais na área ou em outros cursos, como pode ser observado em vários depoimentos enviados pelos alunos.
Palavras-chave pensamento computacional, educação básica, BNCC
Forma de apresentação..... Painel
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