Resumo |
Descrição do tema central do trabalho: O Web-Portfólio Reflexivo (WPR) é um método ativo capaz de estimular o pensamento crítico e reflexivo, por meio do aprendizado por investigação e do desenvolvimento da autonomia e da comunicação. Na disciplina de Políticas de Saúde (NUT 364) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), ele é construído coletivamente. A avaliação utilizada é a formativa e longitudinal com feedbacks mensais, de modo a orientar as equipes sobre os progressos, fragilidades e os caminhos que precisam percorrer para cumprir os objetivos de aprendizagem delineados. Os feedbacks são realizados em tempo real, de forma assertiva, sendo registrado no Instrumento de Autoavaliação, Avaliação e feedback das competências do WPR (IAVCP). Público alvo: Estudantes dos cursos de Nutrição e Enfermagem que cursaram a disciplina NUT 364 em 2022. Justificativa: As Diretrizes Curriculares Nacionais, destacam a necessidade de formação de estudantes ativos, críticos e reflexivos. Assim, faz-se necessário uma mudança do paradigma educacional tecnicista, para o paradigma crítico-reflexivo. O propósito é formar pessoas competentes e estimuladas a pensar e a basear suas condutas nas evidências científicas. Tudo isto amparado pelo desenvolvimento de valores éticos e morais, para colocar em prática o cuidado humanístico, solidário e inclusivo. Objetivo: identificar a percepção dos estudantes sobre o processo de ensino, aprendizagem e avaliação, propiciado pela construção do WPR. Metodologia: pesquisa qualitativa com coleta de dados por meio da técnica de Grupo Focal. Essa técnica consiste em entrevistas em grupos para gerar discussões e coleta de informações. Foram realizados 08 grupos focais, e participaram do estudo 88 estudantes. As temáticas discutidas foram: o engajamento e comprometimento durante o processo de construção do WPR; o incentivo à aprendizagem colaborativa; a formação por investigação (capacidade de pesquisar em fontes adequadas e fidedignas); exercício da autonomia, corresponsabilidade, autoavaliação; autorregulação; feedback e avaliação formativa. Da análise do material produzido pelos grupos focais, foram identificados os núcleos de sentidos. Resultados: Os núcleos de sentido mais frequentes foram: dedicação na construção de narrativas e sínteses – Competência de comunicação (27,7%), incentivo da discussão, interação, troca de ideias e argumentação (26,7%), aprendizado por investigação (47,3%), exercício da autonomia (16,5%) e autocorreção (45,1%). Conclusões: o WPR mostrou-se um método importante para o exercício das competências para qual ele foi desenhado: aprendizado ativo, engajado e colaborativo, aprendizado por investigação, autoavaliação e autocorreção, além do desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva, com autonomia e ressignificação. |