"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18078

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Vitória Karoline Rodrigues Molica
Orientador ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA
Outros membros Adriana de Cássia Sabino Silva, Emily de Souza Ferreira, Fernanda de Aguiar Franco, Tabata Isabely Souza Neves
Título Análise da percepção dos estudantes sobre o processo de construção do Web-Portfólio ****
Resumo Descrição do tema central do trabalho: O Web-Portfólio Reflexivo (WPR) é um método ativo capaz de estimular o pensamento crítico e reflexivo, por meio do aprendizado por investigação e do desenvolvimento da autonomia e da comunicação. Na disciplina de Políticas de Saúde (NUT 364) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), ele é construído coletivamente. A avaliação utilizada é a formativa e longitudinal com feedbacks mensais, de modo a orientar as equipes sobre os progressos, fragilidades e os caminhos que precisam percorrer para cumprir os objetivos de aprendizagem delineados. Os feedbacks são realizados em tempo real, de forma assertiva, sendo registrado no Instrumento de Autoavaliação, Avaliação e feedback das competências do WPR (IAVCP). Público alvo: Estudantes dos cursos de Nutrição e Enfermagem que cursaram a disciplina NUT 364 em 2022. Justificativa: As Diretrizes Curriculares Nacionais, destacam a necessidade de formação de estudantes ativos, críticos e reflexivos. Assim, faz-se necessário uma mudança do paradigma educacional tecnicista, para o paradigma crítico-reflexivo. O propósito é formar pessoas competentes e estimuladas a pensar e a basear suas condutas nas evidências científicas. Tudo isto amparado pelo desenvolvimento de valores éticos e morais, para colocar em prática o cuidado humanístico, solidário e inclusivo. Objetivo: identificar a percepção dos estudantes sobre o processo de ensino, aprendizagem e avaliação, propiciado pela construção do WPR. Metodologia: pesquisa qualitativa com coleta de dados por meio da técnica de Grupo Focal. Essa técnica consiste em entrevistas em grupos para gerar discussões e coleta de informações. Foram realizados 08 grupos focais, e participaram do estudo 88 estudantes. As temáticas discutidas foram: o engajamento e comprometimento durante o processo de construção do WPR; o incentivo à aprendizagem colaborativa; a formação por investigação (capacidade de pesquisar em fontes adequadas e fidedignas); exercício da autonomia, corresponsabilidade, autoavaliação; autorregulação; feedback e avaliação formativa. Da análise do material produzido pelos grupos focais, foram identificados os núcleos de sentidos. Resultados: Os núcleos de sentido mais frequentes foram: dedicação na construção de narrativas e sínteses – Competência de comunicação (27,7%), incentivo da discussão, interação, troca de ideias e argumentação (26,7%), aprendizado por investigação (47,3%), exercício da autonomia (16,5%) e autocorreção (45,1%). Conclusões: o WPR mostrou-se um método importante para o exercício das competências para qual ele foi desenhado: aprendizado ativo, engajado e colaborativo, aprendizado por investigação, autoavaliação e autocorreção, além do desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva, com autonomia e ressignificação.
Palavras-chave Web-Portfólio Reflexivo, Métodos ativos, Políticas de Saúde
Forma de apresentação..... Vídeo
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