Resumo |
O uso do laboratório no ensino de Ciências é uma estratégia que permite o aprofundamento do pensamento crítico de maneira contextualizada e interdisciplinar e, no caso da Química, favorece o entendimento dos processos químicos que ocorrem no cotidiano do estudante, desenvolvendo competências e habilidades específicas como as referidas na BNCC. Além disso, essa prática pedagógica contribui para minimizar um dos principais problemas enfrentados pelos docentes, que é a dificuldade em atrair a atenção do aluno, uma vez que essa metodologia confere a participação ativa, o dinamismo das aulas, a discussão e desperta a curiosidade. O presente trabalho consistiu na elaboração de um roteiro de prática para o uso em laboratório sobre a centrifugação e a explicação, em termos físicos, sobre o seu funcionamento. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para fazer um levantamento de experimentos que podem ser aplicados no dia a dia dos alunos. Escolhido um experimento relacionado à indústria láctea, foram realizados testes em laboratório, com o aprimoramento e adequação do equipamento, dos reagentes e principalmente, dos resíduos. Estabelecido o experimento, os conceitos químicos e físicos envolvidos, tanto na coagulação do leite como na separação das fases utilizando a centrífuga, foram aprofundados para poderem ser discutidos com os estudantes. Ademais, o roteiro foi baseado nos três níveis de representação do conhecimento químico de Johnstone, o macroscópico, o submicroscópico e o simbólico. Na dimensão simbólica é utilizada a linguagem química para explicar os conceitos, como equações e fórmulas. Na dimensão submicroscópica, há a utilização de analogias e metáforas para explicar o conteúdo teórico, como por exemplo a junção de modelos científicos com o dia a dia, em nível social, tecnológico e cultural dos alunos. Já na dimensão macroscópica, há a experimentação. Foi elaborado um relatório, em formato de questionário com caráter investigativo, para verificar se os discentes de fato conseguiram absorver esse conhecimento. A participação dos estudantes foi intensa, houve envolvimento com a atividade e a análise dos relatórios revelou o entendimento dos princípios químicos na coagulação do leite pela maioria dos alunos e a dificuldade em entender os princípios físicos do funcionamento do equipamento, a centrífuga. |