"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18052

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Química Inorgânica
Setor Departamento de Química
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Maressa Polito Silveira
Orientador EMERICH MICHEL DE SOUSA
Outros membros APARECIDA DE FATIMA ANDRADE DA SILVA, Caio Antonio Dias Schneider, GABRIEL HENRIQUE SPERANDIO
Título A criação de roteiros de práticas experimentais para o ensino de química
Resumo O uso do laboratório no ensino de Ciências é uma estratégia que permite o aprofundamento do pensamento crítico de maneira contextualizada e interdisciplinar e, no caso da Química, favorece o entendimento dos processos químicos que ocorrem no cotidiano do estudante, desenvolvendo competências e habilidades específicas como as referidas na BNCC. Além disso, essa prática pedagógica contribui para minimizar um dos principais problemas enfrentados pelos docentes, que é a dificuldade em atrair a atenção do aluno, uma vez que essa metodologia confere a participação ativa, o dinamismo das aulas, a discussão e desperta a curiosidade. O presente trabalho consistiu na elaboração de um roteiro de prática para o uso em laboratório sobre a centrifugação e a explicação, em termos físicos, sobre o seu funcionamento. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para fazer um levantamento de experimentos que podem ser aplicados no dia a dia dos alunos. Escolhido um experimento relacionado à indústria láctea, foram realizados testes em laboratório, com o aprimoramento e adequação do equipamento, dos reagentes e principalmente, dos resíduos. Estabelecido o experimento, os conceitos químicos e físicos envolvidos, tanto na coagulação do leite como na separação das fases utilizando a centrífuga, foram aprofundados para poderem ser discutidos com os estudantes. Ademais, o roteiro foi baseado nos três níveis de representação do conhecimento químico de Johnstone, o macroscópico, o submicroscópico e o simbólico. Na dimensão simbólica é utilizada a linguagem química para explicar os conceitos, como equações e fórmulas. Na dimensão submicroscópica, há a utilização de analogias e metáforas para explicar o conteúdo teórico, como por exemplo a junção de modelos científicos com o dia a dia, em nível social, tecnológico e cultural dos alunos. Já na dimensão macroscópica, há a experimentação. Foi elaborado um relatório, em formato de questionário com caráter investigativo, para verificar se os discentes de fato conseguiram absorver esse conhecimento. A participação dos estudantes foi intensa, houve envolvimento com a atividade e a análise dos relatórios revelou o entendimento dos princípios químicos na coagulação do leite pela maioria dos alunos e a dificuldade em entender os princípios físicos do funcionamento do equipamento, a centrífuga.
Palavras-chave Ensino, Centrifugação, Experimentação.
Forma de apresentação..... Vídeo
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