"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18042

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Tobias Vieira Borlini
Orientador RITA DE CASSIA DE SOUZA
Outros membros Elaine Aparecida Arruda Rodrigues
Título A disciplina Projeto de Vida segundo estudantes de uma escola pública
Resumo Em 2017, foi aprovado, pelo governo de Michel Temer, o Novo Ensino Médio, com o propósito de diminuir o abandono escolar e promover a escolha do estudante, dando a ele a opção de uma formação técnica ou profissionalizante de seu interesse.
Nessa esteira de transformações, em 2018, foi incluído o Projeto de Vida com um novo Componente Curricular na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo do Projeto de vida seria servir como um guia para o futuro desejado pelos estudantes, auxiliando nas suas escolhas tanto no quesito profissional ou social por meio de um processo de autoconhecimento e entendimento de seu caráter, fortalecendo a autonomia e desenvolvendo o protagonismo dos jovens.
A partir dessas mudanças no Ensino Médio brasileiro, esta pesquisa tem como propósito analisar como o componente curricular Projeto de Vida tem sido desenvolvido no Ensino Médio de uma Escola Estadual de Viçosa e entender a percepção dos estudantes sobre as aulas e práticas que a disciplina Projeto de Vida os oferece.

Para maior compreensão do tema, inicialmente, foi feita a leitura de vários artigos sobre a implementação do Componente Curricular Projeto de Vida em escolas de Ensino Médio no Brasil. Os resultados indicavam que os estudantes adquiriam maior autoconhecimento com a disciplina. Por outro lado, havia críticas, nessas pesquisas e artigos, como por exemplo a ocupação de pelo menos 600 horas de carga horária na Base Nacional Comum Curricular, e a falta de formação específica dos professores que são responsáveis para darem as aulas de Projeto de Vida, diminuindo consequentemente a efetividade e os resultados que são esperados das aulas da disciplina. Havia ainda o agravante de que o Projeto de Vida ocupava carga horária de outras disciplinas que deixavam de ministrar conteúdos importantes aos alunos.

Foi feita, ainda, uma pesquisa piloto com 20 estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual de tempo integral em Viçosa, Minas Gerais. A pesquisa usou um roteiro semiestruturado de entrevista e os participantes consideravam, de maneira geral, que foram auxiliados de alguma forma pela disciplina. No entanto, eles também solicitavam mudanças na forma como o Projeto de Vida era oferecido, que deveria ter mais dinâmicas e se mostravam apreensivos por considerar que outras disciplinas estavam com menor carga horária e, portanto, menos conteúdos.
Palavras-chave Projeto de Vida, Ensino médio, Educação
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,70 segundos.