"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18040

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Larissa Oliveira Ferreira de Andrade
Orientador LILIAN FERNANDES ARIAL AYRES
Outros membros Bianca da Silva Andre, Débora Resende Araújo Guimarães, Gabrielle Teodoro Benevides, Ianca Goulart da Conceição Monteiro
Título O exercício do cuidado prestado por discentes de enfermagem a uma parturiente em uma maternidade da Zona da Mata-MG: um relato de experiência.
Resumo Introdução: A parturição era um momento íntimo e reservado às mulheres. Com o avanço do paradigma Flexneriano, houve o fortalecimento do modelo hospitalocêntrico, medicalizado, tecnocrático, o que favoreceu um aumento crescente no número de cesáreas e intervenções no parto vaginal, sobretudo a partir do século XX. Esse rearranjo culminou na perda da autonomia das mulheres durante o trabalho de parto e parto, exposição a muitas intervenções, muitas vezes, desnecessárias, ao aumento da morbidade e mortalidade materna, fetal e neonatal. Diante disso, diversos movimentos a favor da humanização do parto foram surgindo, sobretudo a partir de 1990 e a instituição de políticas, diretrizes e protocolos relacionados ao parto através do Ministério da Saúde. Destaca-se, em 2017, a publicação da Diretriz Nacional de Assistência ao Parto Normal que tem como finalidade sintetizar e informar as melhores recomendações para favorecer um cuidado holístico, integral e baseado em evidências científicas durante a assistência ao parto vaginal. Além disso, é de suma importância a participação do enfermeiro na assistência do parto, respaldado pela Lei 7498/86 regulamentado pelo Decreto 94406/87 que dispõe sobre o exercício da enfermagem, sendo um deles a assistência à parturiente e ao parto normal. Objetivos: Relatar a experiência de discentes de enfermagem no exercício do cuidado prestado à parturiente em uma maternidade da Zona da Mata-MG. Descrição das principais ações: foi exercido todos os cuidados cabíveis aos discentes, auxiliados pela docente responsável, durante o trabalho de parto na maternidade de Viçosa. Dentre eles, pode-se citar o apoio emocional à parturiente, a realização de medidas não farmacológicas para alívio da dor (uso da bola suíça, mudança de posição, respiração, massagem e banho de chuveiro), monitoramento do BCF, dinâmica uterina e avaliação dos sinais vitais. Resultados alcançados até o momento: Durante o trabalho de parto e parto, os discentes conseguiram desempenhar as ações propostas e necessárias apreendidas durante as aulas teóricas e práticas. A parturiente demonstrou estar satisfeita com a assistência prestada pelos discentes e agradeceu ao final. Ela participou ativamente e as boas práticas implementadas proporcionaram alívio da dor, conforto, maior controle e autonomia. Conclusões: A experiência foi essencial para o aprendizado do estudante, uma vez que houve o fortalecimento da teoria por meio da prática. Os estudantes compreenderam que é possível ofertar às mulheres e suas famílias, um cuidado qualificado, respeitoso, sem a onipotência e autoridade do profissional de saúde. Os princípios que norteiam o cuidado humanizado foram aplicados, respeitando as singularidades da parturiente e oferecendo-a um ambiente que garantisse a sua autonomia com segurança e uma experiência positiva no processo de parir.
Palavras-chave Enfermagem, Parturiente, Trabalho de parto
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,70 segundos.