"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18034

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Rondonista
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ana Caroline Moreira
Orientador FLAVIA BATISTA BARBOSA DE SA DIAZ
Outros membros Fernanda Magalhaes de Souza Nascimento, Jaqueliny dos Santos Silva Teixeira, Karen Helen Martins Canazart, Vitória Maria Luna Faria
Título Oficina de primeiros socorros para professores do município de Águas Lindas em Goiás: relato de experiência da inserção do estudante de enfermagem no projeto Rondon.
Resumo INTRODUÇÃO: sabe-se que as emergências em saúde podem ocorrer em qualquer lugar e atingir indivíduos de qualquer faixa etária, levando a complicações e até mesmo ao óbito, se o atendimento adequado não for realizado rapidamente. Fornecer treinamento de primeiros socorros garante uma melhor assistência em situações de emergência e na prevenção de acidentes. Por esse motivo, a população do ambiente escolar é parte importante na disseminação desse conhecimento, uma vez que, as escolas são um ambiente propenso a acidentes. OBJETIVO: relatar a experiência da realização de oficinas de primeiros socorros para professores do ensino básico ministradas por alunos do curso de enfermagem no projeto Rondon. DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES: o Projeto Rondon atua em regiões brasileiras, levando extensão universitária para fora dos limites institucionais, corroborando na formação autônoma e cidadã do estudante universitário e para o bem-estar da população. Nesse trabalho será descrito as atividades de disseminação dos primeiros socorros básicos realizado com professores da rede de ensino básico do município de Águas Lindas em Goiás na Operação Lobo-Guará do Projeto Rondon. RESULTADOS: foi realizada a capacitação em 3 escolas de ensino básico, contemplando cerca de 50 professores. Os temas abordados foram: síncope, crise convulsiva, epistaxe, engasgo, asfixia e parada cardiorrespiratória. De forma teórico-prática, iniciamos com os conceitos e a demonstração prática de todo o conteúdo, no final todos os professores treinaram e tiraram suas dúvidas. Foi aplicado um instrumento de avaliação para verificar a qualidade da oficina ao fim da atividade. A oficina alcançou uma média de 9,72 na avaliação feita pelos participantes. Observou-se grande adesão dos professores às atividades propostas, expressadas através da participação dos mesmos. CONCLUSÃO: as oficinas de primeiros socorros proporcionaram aos professores se capacitarem na temática para atenderem as demandas que surgirem nas escolas ou em qualquer outro local, bem como prepararam os mesmos para serem disseminadores destes conhecimentos. Além disso, as oficinas permitiram aos envolvidos uma significativa troca de saberes, favorecendo um espaço para crescimentos em nível social, profissional e, principalmente, de cidadania. Por fim, reitera-se que as ações educativas em primeiros socorros podem colaborar significativamente para que vidas sejam salvas e para que os agravos decorrentes de situações de urgência e emergência sejam minimizados. Conclui-se assim que o conhecimento de fato pode salvar vidas.
Palavras-chave Primeiros socorros, Rondon, Enfermagem.
Forma de apresentação..... Vídeo
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