Resumo |
Introdução: O presente projeto acontece desde 2022 no campus da UFV (Universidade Federal de Viçosa) na LDH (Laboratório de Desenvolvimento Humano), oferecendo uma iniciação esportiva diversificada e orientada para crianças. Objetivo: O objetivo do projeto é resgatar a cultura do jogo de rua, por meio da realização de atividades lúdicas em forma de jogo e brincadeiras, buscando desenvolver as capacidades motoras e cognitivas das crianças, além de valores sociais. Principais ações: O público alvo são crianças de 4 a 6 anos, que frequentam o LDH, totalizando 80 indivíduos atendidos. As aulas acontecem duas vezes na semana, para quatro turmas, sendo duas no turno da manhã e as outras duas à tarde, com duração de 50 minutos cada. A metodologia utilizada para iniciação esportiva é o ensino da Escola da Bola, que possibilita às crianças experimentar diversas formas de movimento, com liberdade de jogar, porém, compreendendo o jogo. Já a escola faz o uso da metodologia de aulas abertas, o que visa dar certa autonomia para as crianças. Resultados: As atividades foram iniciadas no mês de maio, tendo em vista que esse mês foi usado para a construção de um planejamento das atividades a serem ofertadas, sendo que ainda foi possível conhecer as crianças da instituição, assim como, o espaço das atividades de forma a perceber quais poderiam ser realizadas no espaço. Desse modo, as aulas começaram a ser ministradas a partir do mês de junho. Observou-se que as crianças de 4 anos (turno da manhã e tarde), que se encontram na fase motora fundamental em um estágio inicial, apresentaram maior interesse na pratica das atividades. Já as crianças de 5 a 6 anos que se encontram na mesma fase motora, porém em um estágio já elementar e maduro, também se mostram interessadas pela prática, todavia, alguns alunos optam por realizar outras atividades disponíveis extra projeto. Neste primeiro mês de intervenção foi possível observar que as crianças apresentam um bom nível de desenvolvimento das habilidades locomotoras de correr e saltar com os dois pés, mas alguns possuem dificuldade em saltar em um pé só, principalmente quando tem que realizar com a perna não-dominante. Em relação ao controle de objetos, as crianças demonstraram maior facilidade em lançar e chutar, sendo que quando se refere a receber a bola, algumas tem dificuldade em realizar a ação. Nas aulas, também se procura o desenvolvimento de valores, assim como, autonomia para resolução de possíveis problemas, o que pretendemos observar uma melhora com o decorrer do projeto. Conclusão: Em virtude do pouco tempo de intervenção, ainda não foi possível verificar a melhora de desempenhos da competência motora das crianças e nem de aspectos sociais. Acredita-se que devido à boa aceitação do público alvo em questão e da instituição beneficiada, esses objetivos sejam atingidos até o final do ano letivo e vigência deste projeto. |