Resumo |
A Educação Ambiental é uma ferramenta de transformação ambiental, social e cultural, cabendo ao poder público sua viabilização e implementação, tendo como foco os estudantes do Ensino Fundamental I de escolas públicas e privadas do município de Ponte Nova – MG que visitam o Centro de Educação Ambiental Passa Cinco (CEA) localizado dentro do Parque Natural Municipal Tancredo Neves (PNMTN). A relação desta Unidade de Conservação – UC com seus usuários é muito importante, pois irá permitir não apenas analisar as práticas adotadas, mas principalmente seu impacto direto e indireto entre os participantes, possibilitando a proposição de alternativas ao projeto desenvolvido. Para isso, serão realizados levantamentos de dados/informações e entrevistas com os atores envolvidos na iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ponte Nova (SEMAM): funcionários e estudantes das escolas participantes e a própria equipe da SEMAM. Ao considerarmos a cidade como um espaço educativo e um lugar de formação do cidadão, a interação dos habitantes com a cidade pode gerar transformações positivas e relevantes para todos, estimulando mudanças de atitudes e de hábitos. Nesse sentido, a conexão do ser humano com o meio ambiente e as percepções desenvolvidas a partir dessas experiências individuais e coletivas, proporcionadas pelas visitas realizadas ao PNMTN, são fundamentais para o envolvimento efetivo da população na proteção do patrimônio natural e cultural da cidade. Além disso, como produto desta pesquisa, serão implementadas mídias sociais, como Facebook e Instagram, específicas do Centro de Educação Ambiental Passa Cinco. Essas redes serão utilizadas como canais de comunicação para divulgação de notícias e eventos relacionados ao CEA, bem como difusão de conteúdos educativos dentro da temática ambiental. O uso de uma UC, considerando-a não como um bem isolado, e sim, um espaço de integração social, é particularmente interessante dentro do contexto de educação ambiental, que pode ser visto como um processo de dimensões políticas e sociais, para além da perspectiva ecológica. |