"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18007

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ecologia
Setor Departamento de História
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Thalita Oliveira Mota
Orientador ANDRE LUIZ LOPES DE FARIA
Título Educação ambiental em unidades de conservação: um estudo sobre o centro de educação ambiental passa cinco em Ponte Nova – MG.
Resumo A Educação Ambiental é uma ferramenta de transformação ambiental, social e cultural, cabendo ao poder público sua viabilização e implementação, tendo como foco os estudantes do Ensino Fundamental I de escolas públicas e privadas do município de Ponte Nova – MG que visitam o Centro de Educação Ambiental Passa Cinco (CEA) localizado dentro do Parque Natural Municipal Tancredo Neves (PNMTN). A relação desta Unidade de Conservação – UC com seus usuários é muito importante, pois irá permitir não apenas analisar as práticas adotadas, mas principalmente seu impacto direto e indireto entre os participantes, possibilitando a proposição de alternativas ao projeto desenvolvido. Para isso, serão realizados levantamentos de dados/informações e entrevistas com os atores envolvidos na iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ponte Nova (SEMAM): funcionários e estudantes das escolas participantes e a própria equipe da SEMAM. Ao considerarmos a cidade como um espaço educativo e um lugar de formação do cidadão, a interação dos habitantes com a cidade pode gerar transformações positivas e relevantes para todos, estimulando mudanças de atitudes e de hábitos. Nesse sentido, a conexão do ser humano com o meio ambiente e as percepções desenvolvidas a partir dessas experiências individuais e coletivas, proporcionadas pelas visitas realizadas ao PNMTN, são fundamentais para o envolvimento efetivo da população na proteção do patrimônio natural e cultural da cidade. Além disso, como produto desta pesquisa, serão implementadas mídias sociais, como Facebook e Instagram, específicas do Centro de Educação Ambiental Passa Cinco. Essas redes serão utilizadas como canais de comunicação para divulgação de notícias e eventos relacionados ao CEA, bem como difusão de conteúdos educativos dentro da temática ambiental. O uso de uma UC, considerando-a não como um bem isolado, e sim, um espaço de integração social, é particularmente interessante dentro do contexto de educação ambiental, que pode ser visto como um processo de dimensões políticas e sociais, para além da perspectiva ecológica.
Palavras-chave Educação Ambiental, Unidade de Conservação, Patrimônio Natural
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,67 segundos.