"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17998

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Cecília Akemi Bruzzi Kobayashi
Orientador LUANA VIEIRA TOLEDO
Outros membros Edimara Aparecida Buonicontro, ERICA TOLEDO DE MENDONCA, JULIANA DE SOUZA LIMA COUTINHO
Título Efeito da associação da metodologia da problematização com a demonstração prática no conhecimento de estudantes de enfermagem sobre hipodermóclise
Resumo Introdução: a hipodermóclise é uma via de infusão de fluidos em tecido subcutâneo que tem sido pouco abordada em sala de aula, o que dificulta a sua utilização na prática clínica. Além do conhecimento teórico, o conhecimento prático sobre essa via também é considerado fundamental, uma vez que se trata de uma técnica que precisa ser realizada no contato profissional-paciente e que existe uma distinção entre o saber e o fazer. Assim, faz-se necessário a adoção de estratégias de ensino que possibilitem ao estudante aprender o conteúdo teórico e prático, a fim de que possa replicá-lo. Objetivos: avaliar o efeito da associação da metodologia da problematização com a demonstração prática no conhecimento de estudantes de enfermagem sobre hipodermóclise. Materiais e Métodos: estudo quase-experimental, do tipo antes e depois, conduzido com 20 estudantes de graduação em enfermagem de uma universidade pública federal. Os estudantes participaram da intervenção educativa utilizando a metodologia da problematização seguida pela demonstração prática sobre a técnica de punção da hipodermóclise em fevereiro de 2022. Avaliou-se o conhecimento sobre hipodermóclise antes do início da intervenção educativa e após a demonstração prática da punção. Para medir o conhecimento utilizou-se um questionário previamente validado. O questionário era dividido em aspectos conceituais e práticos, destacando-se as questões sobre definição, indicação e contraindicação da hipodermóclise, bem como locais de punção, complicações, responsáveis pela prescrição e punção, tempo de permanência e volume máximo infundido. Os resultados foram comparados pelo teste de McNemar. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da instituição proponente (parecer nº 5.249.949). Resultados: a média de idade foi de 24,7 (±1,7) anos, com predomínio do sexo feminino (75,0%). Entre as 12 questões avaliadas, 10 (83,3%) apresentaram aumento estatisticamente significativo no número de acertos (p<0,05). Destaca-se que não houve diferença significativa entre o número de acertos das questões sobre possíveis complicações e volume máximo a ser infundido. Conclusões: as metodologias utilizadas para o ensino sobre hipodermóclise contribuíram de forma positiva para a aquisição de conhecimento dos estudantes sobre a temática.
Palavras-chave Estudantes de Enfermagem, Hipodermóclise, Educação em Saúde.
Forma de apresentação..... Vídeo
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