Resumo |
Introdução: a hipodermóclise é uma via de infusão de fluidos em tecido subcutâneo que tem sido pouco abordada em sala de aula, o que dificulta a sua utilização na prática clínica. Além do conhecimento teórico, o conhecimento prático sobre essa via também é considerado fundamental, uma vez que se trata de uma técnica que precisa ser realizada no contato profissional-paciente e que existe uma distinção entre o saber e o fazer. Assim, faz-se necessário a adoção de estratégias de ensino que possibilitem ao estudante aprender o conteúdo teórico e prático, a fim de que possa replicá-lo. Objetivos: avaliar o efeito da associação da metodologia da problematização com a demonstração prática no conhecimento de estudantes de enfermagem sobre hipodermóclise. Materiais e Métodos: estudo quase-experimental, do tipo antes e depois, conduzido com 20 estudantes de graduação em enfermagem de uma universidade pública federal. Os estudantes participaram da intervenção educativa utilizando a metodologia da problematização seguida pela demonstração prática sobre a técnica de punção da hipodermóclise em fevereiro de 2022. Avaliou-se o conhecimento sobre hipodermóclise antes do início da intervenção educativa e após a demonstração prática da punção. Para medir o conhecimento utilizou-se um questionário previamente validado. O questionário era dividido em aspectos conceituais e práticos, destacando-se as questões sobre definição, indicação e contraindicação da hipodermóclise, bem como locais de punção, complicações, responsáveis pela prescrição e punção, tempo de permanência e volume máximo infundido. Os resultados foram comparados pelo teste de McNemar. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da instituição proponente (parecer nº 5.249.949). Resultados: a média de idade foi de 24,7 (±1,7) anos, com predomínio do sexo feminino (75,0%). Entre as 12 questões avaliadas, 10 (83,3%) apresentaram aumento estatisticamente significativo no número de acertos (p<0,05). Destaca-se que não houve diferença significativa entre o número de acertos das questões sobre possíveis complicações e volume máximo a ser infundido. Conclusões: as metodologias utilizadas para o ensino sobre hipodermóclise contribuíram de forma positiva para a aquisição de conhecimento dos estudantes sobre a temática. |