"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17997

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Paulo Henrique Mariani Cangussú
Orientador GINIA CEZAR BONTEMPO
Título O que dizem os egressos da Licenciatura em Ciências Biológicas da UFV sobre a atratividade pela carreira docente na Educação Básica
Resumo Este estudo investigou a visão dos egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFV acerca da formação inicial oferecida aos mesmos. O objetivo foi identificar fatores internos do curso que podem ter influenciado na atratividade da carreira docente, principalmente na Educação Básica. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário semiestruturado, enviado via Google Forms, para os egressos que entram no curso entre os anos de 2008 e 2020 e que vivenciaram mudanças no curso como: primeiro docente contratado para o Setor de Educação em Ciências e Biologia (2008); reforma curricular em 2011; fortalecimento do setor e das disciplinas integradoras (2013), com a contratação de mais duas docentes; e a concentração das atividades extracurriculares, relacionadas à licenciatura, no Edifício das Licenciaturas, inaugurado em 2015. A análise quantitativa dos dados utilizou a estatística descritiva e a análise qualitativa foi feita via Análise de Conteúdo. Responderam ao questionário 36 egressos e a maioria (35) avaliou positivamente a formação inicial, ressaltando o papel das disciplinas integradoras (31) e o papel dos docentes formadores dessas disciplinas (29), sendo reconhecidos como fontes de encorajamento e inspiração para a atuação na Educação Básica. As atividades extracurriculares em ensino, pesquisa e extensão foram consideradas pela maioria (35) dos egressos como fatores de influência sobre as escolhas profissionais. A monitoria e o Programa de Iniciação à Docência (Pibid) foram as atividades mais citadas na categoria de ensino, com nove respostas cada. A iniciação científica (IC) foi a atividade mais citada na categoria de pesquisa, com 13 respostas. Diferentes atividades de extensão foram citadas como os projetos de extensão BioLab (4) e BioLibras (2), além do Programa de Educação Tutorial - PETBio (4) e InBio - Empresa Júnior (2). O Pibid foi visto como um importante instrumento para o desenvolvimento acadêmico e profissional, ao proporcionar aos participantes a possibilidade de experimentar, desde os primeiros anos de graduação, o ambiente da sala de aula. Além disso, também permitiu a atuação nas diferentes realidades de escolas públicas, reconhecendo seus desafios e potencialidades. A monitoria foi reconhecida por proporcionar oportunidades de experimentar a prática docente em um ambiente seguro e controlado, sob a orientação de professores experientes. Embora a IC tenha sido uma atividade mencionada por muitos egressos, é importante ressaltar que ela pode ter um impacto diferente na formação de cada estudante. Alguns mencionaram que a IC não contribuiu para sua formação como professores, pois esta atividade está mais diretamente ligada à prática de pesquisa do que à prática docente. A partir dos dados levantados, sugere-se que sejam ampliadas as oportunidades de contato com a realidade escolar logo no início da graduação, permitindo aos estudantes uma maior aproximação com o contexto da Educação Básica.
Palavras-chave Formação de professores, atratividade da carreira docente, formação inicial
Forma de apresentação..... Vídeo
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