"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17991

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História
Setor Departamento de História
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Fabiana Barbosa Fialho
Orientador ANA PAULA RIBEIRO FREITAS
Título Memórias, Esquecimentos e Dispersão: trajetórias de servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Viçosa (1990-2020)
Resumo O estudo investigou as histórias e memórias dos servidores técnico-administrativos em educação na trajetória da Universidade Federal de Viçosa, o modo como estes sujeitos aparecem na história oficial da instituição e a percepção que a categoria tem de si em relação ao seu lugar na academia ao longo dos últimos 30 anos. Para tanto, foram analisados documentos que narraram a sua história oficial desde a sua origem até a atualidade, intercalando a versão
preservada oficialmente pelo grupo detentor do poder universitário com a realidade sobre uma categoria intermediária e de base, que são os servidores técnico-administrativos em educação.

Ao empreender este esforço inicial, constatou-se uma perda das memórias sobre o grupo nesta academia, o que evidenciou a urgência em incluir e/ou elencar e valorizar o papel dos demais agentes da ciência que compõem a universidade. Após apurar que a atuação deste grupo passou despercebida pelos estudos acadêmicos, a pesquisa se concentrou em desnudar características atinentes à categoria técnica, ao traçar um perfil deste grupo nos últimos 30 anos, relacionando-o com marcos legais fundamentais para a consolidação e aprimoramento das suas relações laborais.

Em seguida, fomentou-se um espaço onde os técnicos puderam expressar a percepção que têm de si e do seu trabalho na história institucional, possibilitando o registro, visibilidade e divulgação do patrimônio humano da UFV, na ótica deste grupo. Concomitantemente, a pesquisa suscitou a carência de estudos sobre este segmento e a ausência de políticas públicas institucionais de gerenciamento das memórias destes atores invisibilizados na história oficial.

Portanto, os dados deste trabalho poderão ser utilizados por pesquisadores de várias áreas disciplinares, indo ao encontro da proposta de registro e difusão da história dos TAEs da UFV. Neste sentido, as problemáticas referentes aos TAEs precisam estar inseridas no debate universitário. Cargos foram extintos, mas a atividade não deixou de ser realizada dentro dos campi. Servidores estão sendo substituídos por mão de obra terceirizada e a exiguidade do quadro funcional corrobora com a constatação do quão será mais difícil contar a história desse grupo, se políticas públicas não forem aplicadas dentro do espaço acadêmico. Precisa-se de estudos que discutam gestão de competências, gestão do capital intelectual dos seus servidores, além de estratégias e políticas institucionais aplicadas à categoria técnico-administrativa.
Palavras-chave História, Patrimônio, TAEs
Forma de apresentação..... Vídeo
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