"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17987

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Yara Martins Rodrigues
Orientador CAROLINE DE CASTRO MOURA
Outros membros Barbara Guimarães Lourenço, Bianca Bacelar Assis Araújo, Bruna de Oliveira Alves, Maria Clara Vidigal Santana
Título Avaliação da Ansiedade em Estudantes Universitários: Estudo Transversal
Resumo Introdução: O ingresso no ensino superior permite um amplo desenvolvimento acadêmico e psicossocial ao estudante. Entretanto, é um período de transição e adaptação, repleto de incertezas relacionadas à busca pela identidade profissional e na construção de novas redes de apoio. Dessa forma, muitos universitários apresentam sintomas de ansiedade durante o curso, gerados a partir de inúmeros fatores, que pode ser descrita como apreensão, tensão ou inquietação pela antecipação do perigo, cuja fonte é amplamente desconhecida ou não reconhecida. Trata-se de um comportamento correlacionado com as doenças psicossomáticas, que desencadeiam muitas outras doenças com origem nos fatores emocionais. Objetivo: Avaliar a presença da ansiedade e seus sintomas associados em estudantes universitários. Material e métodos: Estudo transversal, realizado com estudantes universitários entre setembro e novembro de 2022, aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa (parecer: 5.700.107). Os dados foram coletados de forma online, a partir do instrumento de caracterização sociodemográfica e psicossocial e da Depression, Anxiety and Stress Scale 21 (DASS 21). Os dados foram analisados no Statistical Package for the Social Sciences (versão 20.0), por meio da estatística descritiva. Resultados: Participaram do estudo 144 estudantes, a maioria do sexo feminino (68,8%), com média de idade de 22,7 anos (desvio padrão: 4,312), que autodeclararam-se brancos (63,2%), solteiros (95,8%) e que não eram atendidos por nenhum tipo de assistência estudantil (77,8%). Em relação à formação acadêmica, a maioria dos estudantes estavam no início da graduação, dado que 52,1% dos voluntários ainda não completaram o segundo ano, sendo 50,8% matriculados em cursos da área da saúde e ciências biológicas, 21,0% humanas, 17,5% exatas e 11,1% agrárias. Quanto à moradia, 50% dos participantes moravam em repúblicas e em sua grande maioria não exerciam nenhuma atividade remunerada (87,5%) e nem recebiam bolsas de estudo (72,9%),tendo como principal fonte de financiamento a renda familiar, predominantemente de dois salários mínimos (29,2%) entre os participantes. Em relação à condição psíquica, a análise da ansiedade por meio da DASS-21 apontou média de 14,56 (desvio padrão: 12,395) entre os voluntários, que corresponde a um nível moderado. Conclusão: Os resultados encontrados demonstram uma vulnerabilidade emocional dos estudantes em relação à ansiedade, no contexto da graduação universitária.
Palavras-chave Ansiedade, Saúde Mental, Universidades
Forma de apresentação..... Vídeo
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