"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17976

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde coletiva
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Daiane Melo de Souza de Almeida
Orientador ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA
Outros membros ALEXSANDRA DE AVILA DURAES JANNOTTI FONTES, Ana Paula de Souza Oliveira Martins, Daniella de Castro Teixeira, Emily de Souza Ferreira, Igor Marinho Pereira, Julia Lopoldo de Oliveira, Maria Luisa Cruz Andrade, Maria Vitória Fernandes Rocha
Título Oficinas de educação em saúde para indivíduos com diagnóstico de Hipertensão Arterial e/ou Diabetes Mellitus acompanhados pela Atenção Primária à Saúde: um relato de experiência sobre a atuação do PET-Saúde
Resumo Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Saúde e Educação cujas ações são fundamentadas na tríade ensino-serviço-comunidade. Tem como objetivo, promover a qualificação e integração entre estudantes e profissionais da saúde. Dentre os grupos de trabalho da Universidade Federal de Viçosa (UFV), o grupo INTEGRA UniSUS desenvolve ações com os indivíduos diagnosticados com Hipertensão Arterial (HA) e/ou Diabetes Mellitus (DM). Objetivos: Relatar a experiência do grupo INTEGRA UniSUS no desenvolvimento de ações de Educação em Saúde, visando a conscientização e o autocuidado, com foco na Nutrição e Educação Física para indivíduos com HA e/ou DM da Atenção Primária à Saúde (APS). Descrição das principais ações: Para o desenvolvimento das oficinas de Educação em Saúde, primeiramente os estudantes e preceptores estudaram os aspectos teóricos e conceituais das duas enfermidades, com destaque aos aspectos clínicos, bioquímicos e tratamentos medicamentosos e não medicamentosos. Em seguida foram iniciadas as atividades de campo, que englobaram: 1) Coleta de dados por meio de entrevistas e medidas antropométricas e clínicas; 2) Estruturação das oficinas, com foco nos aspectos não medicamentosos; 3) levantamento dos requisitos, check-list, recursos e materiais necessários para a execução; 4) convites para os indivíduos participarem das oficinas; 4) Realização das oficinas. As oficinas foram desenvolvidas por meio de métodos e técnicas ativas e participativas no espaço cedido pela Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima da Barrinha, Viçosa, MG. Foram realizadas 2 oficinas abordando os aspectos do tratamento ligado à nutrição e 2 à atividade física. Nos aspectos nutricionais, foram abordadas a correta leitura e interpretação dos rótulos dos alimentos; a importância de consumo de alimentos in natura e minimamente processados, recomendações sobre o uso de sódio, açúcar e óleo. Referente à importância de atividades físicas regulares, os participantes realizaram exercícios recomendados para este público, esclarecendo suas dúvidas. No final das oficinas todos participaram de confraternização com lanches produzidos de forma saudável no Laboratório de Técnica Dietética da UFV. As receitas foram disponibilizadas para os participantes. Resultados alcançados até o momento: Na avaliação dos participantes, as oficinas oportunizaram vivências importantes para o conhecimento e esclarecimentos destes sobre suas morbidades e como levar uma vida saudável. Foram disponibilizados materiais com orientações para a realização em seus domicílios. Conclusões: A parceria com a escola para a realização da oficina foi muito importante e as atividades do grupo INTEGRA UniSUS foram efetivas no que se refere aos objetivos do PET-Saúde de integração entre ensino-serviço-comunidade, com impacto direto aos serviços de saúde e à população viçosense
Palavras-chave Sistema Único de Saúde, Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus
Forma de apresentação..... Vídeo
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