Resumo |
INTRODUÇÃO: a MedYes é uma startup associada ao CenTev/tecnoPARQ, agência de inovação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A empresa desenvolve entre outros softwares o CareYes, sistema voltado para empresas de assistência domiciliar com o objetivo de fornecer soluções tecnológicas para o cenário gerencial e assistencial dos serviços de saúde domiciliar. A parceria MedYes/UFV é materializada através dos estudantes de enfermagem e profissionais de desenvolvimento tecnológico da empresa, com objetivo de propor e implementar melhorias e inovações para o software e consequente melhoria da assistência prestada aos pacientes atendidos pelos serviços de assistência domiciliar. OBJETIVOS: relatar a experiência de estudantes de enfermagem ao identificar, elaborar, desenvolver, implementar e avaliar melhorias em um sistema de gestão e assistência domiciliar. METODOLOGIA: relato de experiência dos estudantes de enfermagem da UFV, vinculados a um projeto de iniciação científica financiado pela CNPQ e pela MedYes, sobre a participação ativa no aprimoramento da plataforma CareYes. O projeto envolve as seguintes etapas: imersão, co-criação, implementação e acompanhamento. A imersão se relaciona a etapa de compreensão, conhecimento aprofundado e levantamento das necessidades de melhorias do sistema CareYes, a co-criação visa a apresentação de propostas de soluções diante das demandas levantadas na etapa de imersão, a implementação consiste em aplicar as propostas elencadas na etapa de co-criação, e por fim, o acompanhamento é feito durante a fase de implementação com o objetivo de avaliar e validar a efetividade das mesmas. RESULTADOS: dentre várias atividades desenvolvidas, atualmente estão em fase de acompanhamento: tabelas ABEMID e NEAD, prontuário afetivo, aba de exames, avaliação diária do estado de humor, sistema Memed para alerta de interações medicamentosas e lançamento de receituários e mudanças gerais no layout do aplicativo. Além disso, estão em fase de implementação as seguintes propostas: evolução de enfermagem padronizada, automatização dos diagnósticos e intervenções de enfermagem baseados na taxonomia NANDA e NIC, automatização do cartão de vacinas, biografia afetiva do profissional, escalas de BRADEN, MORSE e avaliação funcional do idoso. CONCLUSÕES: com as diversas melhorias desenvolvidas é notório que a parceria entre os pesquisadores da UFV e a empresa MedYes foi efetiva no cumprimento do objetivo de identificar, elaborar e implementar melhorias no sistema CareYes. Vale ressaltar a importância da parceria no aumento da qualidade do atendimento ao paciente, tendo em vista que em todas as etapas descritas o foco das melhorias foi alcançar uma maior humanização do atendimento, diminuição de iatrogenias e automatização de funcionalidades consideradas burocráticas. Para os estudantes a parceria foi importante para desenvolver habilidades de trabalho em equipe e conhecimento em gestão empresarial. |