"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17955

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Beatriz Woyames Ferreira de Castro Pinto
Orientador MIGUEL ARAUJO CARNEIRO JUNIOR
Outros membros ALEXA ALVES DE MORAES, Amanda dos Reis Cota
Título Exercício físico supervisionado na profilaxia e tratamento dos fatores de risco cardiovascular em uma comunidade universitária: PROCARDIO-UFV
Resumo Introdução: Nos últimos anos, a prevalência de doenças cardiovasculares (DCV) têm elevado progressivamente, tornando-se as principais causas de mortalidade em todo o mundo e um grave problema de saúde pública. Os principais fatores de risco associados às DCV estão relacionados ao consumo de álcool, tabaco, diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias, obesidade e sedentarismo. Dessa forma, o aumento no número de casos chama a atenção para a importância da adoção de medidas de controle e precaução dos fatores de risco que podem levar à obtenção da doença, através da incorporação de bons hábitos de vida, como a prática regular de atividade física.
Objetivo: Determinar com maior precisão a magnitude e distribuição dos fatores de risco para DCV nos estudantes da UFV, servidores e seus dependentes, visando uma melhora no quadro clínico e na qualidade de vida desses indivíduos, por meio do aconselhamento e da prática de exercícios físicos, de forma orientada, individual e específica.
Descrição das principais ações até o momento: o projeto caracteriza-se por oferecer exercícios físicos supervisionados para estudantes, servidores da Universidade Federal de Viçosa e seus dependentes. Os treinos possuem uma frequência de 3 vezes por semana com duração de 50 a 60 minutos cada e acontecem na sala de fisioterapia da Divisão de Saúde da UFV. Em todas as intervenções, os alunos passam por um monitoramento de frequência cardíaca de repouso (FCR), frequência cardíaca de treino (FCTr), pressão arterial sistólica (PAS) e pressão arterial diastólica (PAD) em repouso e pós-exercício. As intervenções consistem em aquecimento geral, de aproximadamente 5 minutos, parte principal (30 minutos) e relaxamento (5 minutos). Os exercícios envolvem o treinamento da capacidade aeróbica, equilíbrio, força, mobilidade articular e flexibilidade, todos orientados de acordo com o resultado da entrevista (anamnese) e avaliação realizada com os alunos considerando suas necessidades e limitações, tanto fisiológicas quanto funcionais. Também foram realizadas atividades de orientação aos participantes sobre a importância da adoção de hábitos de vida ativos e redução do comportamento sedentário.
Resultados: Até o momento é possível perceber por meio dos relatos dos participantes, melhorias nas capacidades físicas e bem-estar em geral. Ressalta-se que o projeto está em andamento, sendo que estão sendo atendidos regularmente 13 pessoas. Novas estratégias estão sendo elaboradas para aumentar a captação de pessoas, além do que os dados quantitativos estão sendo tabulados e serão apresentados posteriormente.
Conclusões: A prática de exercício físico supervisionado é fundamental para a profilaxia e tratamento de fatores de risco cardiovascular em pessoas de diferentes idades.
Palavras-chave exercício físico, doenças cardiovasculares, qualidade de vida
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,63 segundos.