Resumo |
O presente trabalho caracteriza os modelos administrativos presentes durante e após a Reforma do Estado na gestão pública brasileira, na tentativa de uma descrição do que cada modelo apresentou em termos de benefícios e entraves para o cidadão. Esta pesquisa é de natureza bibliográfica, utilizando-se de revisão de literatura, sendo os assuntos norteadores a Reforma Administrativa no Brasil e os modelos administrativos, sendo eles, a burocracia, o gerencialismo, o consumerism e o públic service orientation. Na década de 1970 houve o início do que ficou conhecida como a “era dourada” (ERIC HOBSBAWN, 1995; ABRUCIO, 1997), foi o período da prosperidade que se iniciou após a Segunda Guerra Mundial, prosperidade essa que começou a esfacelar em meio a uma crise que se daria em três dimensões: econômica, social e administrativa (ABRUCIO, 1997). O Estado brasileiro e seu modelo administrativo burocrata entraram em uma crise econômica e política, onde o modelo de desenvolvimento burocrático-capitalista, estava envolvido em uma crise política, econômica, financeira e fiscal do Estado. Resultando na exaustão da estratégia de crescimento nacional-desenvolvimentista (BRESSER-PEREIRA, 1999). Identificou-se então que, o antigo modelo weberiano foi sobreposto pelo modelo administrativo gerencial, que ao longo da década de 1980 e 1990 foi evoluindo, e como resultado desta evolução foram gerados os modelos gerencial puro, o consumerism, e o public service orientation. Como resultado, foi verificado que cada modelo administrativo traz consigo benefícios, bem como, alguns pontos passíveis de críticas em sua estrutura, tendo-se a partir daí uma sucessão de aperfeiçoamentos a cada nova evolução dos modelos administrativos. Por fim, o cliente/cidadão, tem tido significativa valoração a cada novo modelo administrativo vigente, reduzindo assim, os pontos fracos de modelos anteriores e focando na busca pela efetividade na prestação de serviços públicos. O que se pode constatar diante dos estudos apresentados é que, com a determinação do cidadão em procurar sempre por um serviço público de qualidade e com um tratamento coerente com suas demandas, tivemos a apresentação de vários modelos administrativos, que por sua vez, possuem melhorias e limitações a serem trabalhadas. Não se pode assumir, desta forma, que qualquer dos modelos apresentados seja descartável, ou que não tenha trago benefícios, o que temos é que para cada novo modelo foi verificada uma evolução quanto ao modelo anteriormente utilizado. Desta forma, este trabalho buscou contribuir para o conhecimento sobre como a Reforma do Estado foi necessária, e quais foram os modelos administrativos implementados, na proposta de uma melhor eficiência junto a prestação dos serviços públicos. |