Resumo |
O presente trabalho foi realizado com o objetivo de desenvolvimento e aprimoramento do Projeto Apoie-se, que tem o intuito de elaboração de uma proposta de ensino de matemática básica para os novos estudantes do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal de Viçosa. Percebe-se que, de acordo com os dados do Sistema de Avaliação Básica (Saeb), grande parte dos estudantes apresentam nível insatisfatório de aprendizagem de matemática, e ao chegar nas universidades federais do país, é claro aos professores a dificuldade no entendimento da matéria pelos alunos, explicado pela educação insatisfatória. Visando minimizar o problema, foi criado o Projeto Apoie-se, que usa como metodologia principal a aplicação de cursos com temática de matemática básica dentro das ciência exatas e tecnológicas, e que é ministrado a distância por professores do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Viçosa. Na primeira etapa do projeto, foi criada uma apostila de exercícios de cálculos de limites, para alguns dos cursos do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, com a finalidade de servir como base e protótipo ao desenvolver do projeto . Após essa etapa, deu-se início a uma preparação para transformar os exercícios em vídeo aulas explicativas, através de ferramentas interativas e aulas protótipos. Em uma terceira etapa, foi realizada uma capacitação do ministrante da aula, para que melhore seu entendimento sobre o assunto e como realizar uma explicação clara em suas aulas. Por fim, a ultima atividade realizada é a transformação dos exercícios em vídeo aulas. O trabalho realizado até agora permitiu a criação de uma lista de exercícios e vídeo aulas modelos para o Projeto Apoie-se. Desta lista, será possível criar outros exemplos de exercícios e cursos virtuais para guiar os estudantes durante o semestre e durante suas férias, caso o mesmo deseje . Além disso, fica claro que o Projeto Apoie-se tem possibilidade de expandir para outras áreas das Ciências Exatas, e de compartilhamento com instituições voltadas ao ensino médio. |